Óleo diesel: boa escolha reflete em economia no transporte de cargas

Usar óleo diesel de qualidade impacta na produtividade e custos das empresas de transporte de cargas. Não seguir à regra, pode lhe causar muitos prejuízos.

“Usar óleo diesel de má qualidade diminui a vida útil do motor dos caminhões da sua empresa de transporte de cargas!”. Essa afirmação já deveria alertar você que começou a ler o conteúdo. No entanto, tenho mais para lhe dizer na sequência do texto.

Continue a leitura e saiba mais sobre a influência do óleo diesel na economia do transporte de cargas. Tenho informações sobre o uso do óleo diesel que podem te surpreender.

Óleo diesel: derivado do petróleo mais consumido no Brasil

Segundo pesquisas, o diesel é o derivado do petróleo mais consumido no Brasil. Para nós que trabalhamos no setor de transporte de cargas, não é novidade que este é o combustível responsável por levar mercadorias aos quatro cantos do país. Ao mesmo tempo, precisamos ficar atentos aos problemas que o uso irresponsável do óleo diesel tem causado.

As preocupações constantes quanto à qualidade, o alto custo e impacto no faturamento das transportadoras tem feito motoristas autônomos e proprietários de empresas prestarem ainda mais atenção na hora de abastecer.

Prejuízos da má escolha

O óleo diesel adulterado tem suas características originais modificadas de forma intencional, pois o objetivo é a fraude ao consumidor. Neste processo, a adulteração pode ocorrer com a adição de outros produtos, como solventes, álcool, óleos vegetais, querosene e até mesmo água.

Usar combustível de má qualidade é prejuízo na certa. Mais cedo ou mais tarde, você vai notar: aumento no consumo do diesel, corrosão de peças, perda de rendimento do motor, entupimentos e falhas na bomba de combustível. Além disso, a emissão de poluentes ao meio ambiente costuma ser maior.

Escolher combustível levando em conta apenas o menor preço, sem averiguar a sua procedência, vai originar mais gastos no futuro. Você corre o risco de precisar fazer um número maior de manutenções, trocar peças de forma antecipada, entre outros problemas. Não vale a pena!

Veja outros problemas que o óleo diesel adulterado pode causar:

  • Entupimento dos bicos injetores;
  • Entupimento do filtro de combustível;
  • Perda de potência;
  • Prejuízos ao sistema de injeção;
  • Contaminação do óleo lubrificante;
  • Aparecimento de borra no tanque (biomassa);
  • Entre outros.

Como deve ser o óleo diesel

Um óleo diesel de qualidade deve ser limpo e livre de materiais ou partículas em suspensão, como água, poeira, ferrugem, entre outros. Se forem encontradas no diesel, essas substâncias aceleram os problemas citados anteriormente.

Existem alguns testes “caseiros” para verificar a qualidade do óleo. Porém, o mais indicado é que você, ao desconfiar do produto, leve uma amostra a um laboratório ou denuncie aos órgãos competentes.

Óleo diesel no transporte de cargas: dicas para não cair em armadilhas

Os gastos com óleo diesel representam de 30% a 40% do total das despesas nas empresas de transporte de cargas. No entanto, tenho que repetir: pensar somente no menor preço pode lhe render a falsa sensação de economia.

O mais indicado sempre vai ser o abastecimento em um posto que você confie plenamente e sabe que o óleo tem boa procedência. Obviamente, se você conseguir reunir qualidade e economia, melhor ainda para a sua empresa de transporte de cargas.

Se você perceber algum problema, não hesite em pedir ao frentista uma amostra do óleo diesel que ele inseriu no tanque do caminhão. Desta forma, será possível averiguar a qualidade com precisão.

Lembre-se: em caso de irregularidades no óleo diesel, denuncie à Agência Nacional do Petróleo (ANP). A Central de Atendimento funciona pelo telefone 0800-970-0267.

Conte para a gente o que você achou do tema de hoje? Tem espaço aqui nos comentários. E aproveite para ler os demais conteúdos do blog!

Receba Dicas Sobre Seguros

[contact-form-7 id="175" title="Receba Dicas" html_name="receba-dicas-marisa-dilda"]

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.