Cobertura para limpeza de pista no seguro de carga! Entenda porque é tão importante não esquecer desse item na apólice. Confira!
A cobertura para limpeza de pista é pouco comentada e uma surpresa desagradável quando o transportador precisa dela após um sinistro. Principalmente quando ele percebe que o seu seguro de carga não contempla esse item.
Por mais que a amarração da carga seja feita de forma correta, um acidente pode espalhar a mercadoria pela pista e causar prejuízos aos cofres da sua empresa. Continue lendo o texto e saiba mais sobre esse tipo de cobertura.
Por que é importante ter cobertura para limpeza de pista no seguro de carga?
Se a sua empresa não enfrentou o problema de ter a mercadoria espalhada na pista, interrompendo o trânsito, oferecendo perigo a motoristas ou prejuízos ao meio ambiente, você não imagina quanto custa e dá trabalho resolvê-lo. Em contrapartida, se já passou por isso ou conhece alguém que sofreu para despachar a situação porque o seguro de carga não tinha essa cobertura, sabe bem do que estamos falando.
Ter cobertura para limpeza de pista é de extrema importância. Principalmente, considerando que uma boa cobertura não se resume em limpar a pista e sim, que preveja, provisione e esteja preparada para outras situações. Em caso de acidente ou derramamento da carga, o reembolso serve para custear as despesas com a limpeza, reconstituição, destinação e incineração de resíduos.
Amigo transportador, considere que a cobertura de apólice de seguro para limpeza de pista seja necessária. Tenha uma cobertura com verba proporcional aos danos que a carga pode causar. Leia o texto da sua apólice com atenção e verifique se a cobertura não se limita à limpeza da pista, mas também fora dele e em lugares de difícil acesso.
Quando a cobertura para limpeza de pista é necessária?
Em primeiro lugar, é importante saber se há cobertura para limpeza em sua apólice de seguro de carga. A necessidade de limpeza de pista é muito particular com relação ao tipo de carga transportada e o dano causado. Normalmente a cobertura é dividida em três módulos:
1. Ação emergencial/resgate;
2. Danos materiais;
3. Destinação.
Cargas perigosas devem ter cobertura especial?
Para cargas poluentes ou perigosas, recomenda-se o seguro ambiental. Pois a cobertura de limpeza de pista, é apenas um acessório na apólice de seguro de carga, para auxiliá-lo no reembolso dos três módulos citados anteriormente. Ou seja, será suprido os danos iniciais, tanto da pista como das imediações.
Quando a carga tem potencial de gerar um dano mais severo e agressivo, como por exemplo, vazamento ou derramamento de combustíveis, é de suma importância contratar a Apólice Ambiental em paralelo ao Seguro de carga. Na qual já contemplará a cobertura de limpeza de pista.
Mas não se engane: risco Ambiental não pode ser confundido com a limpeza de pista. Na prática, a limpeza de pista será utilizada para desobstruir a via, reparar algum dano estrutural que a carga possa ter causado.
E aí, vai arriscar ficar sem cobertura para a limpeza de pista? Melhor ficar atento e evitar esse tipo de dor de cabeça e prejuízos no bolso.
Quer saber mais sobre o seguro de transporte? Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog e fique muito bem informado, sempre!
Quer dicas incríveis sobre seguros?
Assine nossa newsletter, é só clicar abaixo!
Quero dicas sobre seguros!