Trabalhador conferindo a documentação do seguro ambiental fora do Brasil.

A preocupação com o Meio Ambiente está em todos os setores da sociedade. Assim também é no transporte de cargas. Entenda como funciona o Seguro Ambiental fora do Brasil.

Contratar o Seguro Ambiental para sua frota de caminhões, para transportadoras que trabalham com risco ou possíveis condições de poluição, tem se tornado cada dia mais importante. Porque preservar o Meio Ambiente é um dever que só aumenta, para compensar os anos de falta de cuidado e de consumo dos recursos naturais, poluição e desmatamento, resultando no impacto negativo.

Desta forma, no meio corporativo são discutidas e buscadas medidas visando reduzir ou compensar os danos causados ao Meio Ambiente por anos seguidos, evitando mais problemas. Neste sentido, são intensificadas as buscas por alternativas que atinjam os objetivos de cessar o desiquilíbrio ambiental e busquem compensar e reparar os danos causados.

Uma destas soluções é o Seguro Ambiental, que pode se antecipar aos problemas e compensar o Meio Ambiente em casos de possíveis danos no transporte de mercadorias, que ofereçam riscos ambientais.  Assim, com este seguro especifico, o ecossistema está protegido contra a poluição causada por produtos químicos e outros materiais que alterem o meio ambiente daquele local.  Além de incentivar as empresas a proteger a natureza, e ainda oferece garantias contra processos e indenizações.

 

Seguro Ambiental: o que é?

Esta modalidade de seguro tem a principal função de resguardar as empresas em situações de risco, que possam causar poluição ambiental através do transporte de carga ou empresas que geram resíduos poluentes. Já, conforme a apólice contratada, é possível haver o ressarcimento pelos prejuízos ou dano ambiental causado pela poluição acidentalmente pela atividade realizada com produtos perigosos.

 

Como funciona o Seguro Ambiental?

 Esta modalidade de seguro, garante à empresa que contratou o serviço,  também a proteção em caso de danos ambientais.  Nestas situações, há o ressarcimento dos prejuízos, que foram resultados da atividade empresarial.

Mas existe outra modalidade muito parecida, sendo o Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental (Seguro RC). Assim, este tipo de seguro pode ser contratado como cobertura adicional para casos em que houver a possibilidade de pagamento de indenização por danos causados pelo segurado. 

Um exemplo bem comum é quando ocorre um acidente com uma carga que ofereça algum perigo de contaminação da água ou do solo, por exemplo.  Porque nestas situações que entra o seguro adicional.  Entretanto, o Seguro Ambiental oferece outros tipos de cobertura, dependendo da necessidade e da atividade do contratante.

Reforçando que o Seguro Ambiental, não é uma forma de incentivar o transportador ou a empresa a não ter responsabilidade com relação aos cuidados ambientais. Mas sim, fazer o gerenciamento de riscos de maneira que o seguro cubra as despesas com custos de limpeza, tanto do solo, quanto das águas da superfície. 

 

Seguro Ambiental para fora do Brasil

As Coberturas do Seguro Ambiental no transporte, estendem-se também para países do Mercosul, desde que a cobertura adicional para o “Mercosul” seja contratada. 

Como cada país tem uma Legislação Ambiental diferente, a empresa e o transportador precisam ter este conhecimento. 

Desta forma, quando for feito um seguro de carga de transporte para um determinado país, também deve haver o acompanhamento de um prestador de serviço, parceiro ou gerenciador de risco, no país em que irá transportar. Sendo assim, se não houver esta precaução, no caso de haver algum sinistro, o transportador irá enfrentar vários problemas lá.

Um exemplo clássico, é no caso de haver o tombamento de um caminhão com uma carga perigosa, existe uma série de ações pós-evento que precisam ser tomadas, como as medidas de proteção ou medidas de remediação.  

O primeiro passo é comunicar os órgãos ambientais, locais, regionais e nacionais em um prazo estipulado pelo país onde ocorreu o acidente. Mas neste período, também, precisam ser tomadas as medidas de proteção cabíveis com os órgãos competentes. Por isso da necessidade em ter um parceiro local e presente, para que estas medidas sejam tomadas corretamente.

Se não houver esta precaução ou preocupação anteriormente, a transportadora pode sofrer complicações, além da extensão de cobertura que precisa pagar.

 

Coberturas do Seguro Ambiental:

Custos de limpeza:

  • Investigação;
  • Remoção;
  • Remediação;
  • Disposição final do Resíduo.

 

Ainda o transportador é segurado para:

  • Monitoramento, ou na remoção de contaminação do solo, das águas de superfície e lençóis freáticos; 
  • Danos Materiais e Danos Pessoais (Físicos ou Morais).

 

Ainda você pode optar pelas coberturas adicionais para:

  • Trechos Fluvial e Marítimo;
  • Mercosul;
  • “Não acidente”

 

Gostou de saber mais sobre este assunto? Acesse nosso site, entre em contato conosco para conhecer nossos serviços.  Continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a diversas outras informações!

contato marisa dilda

Quer dicas incríveis sobre seguros?

Assine nossa newsletter, é só clicar abaixo!

Quero dicas sobre seguros!
Marisa Dilda

    Assine a nossa newsletter e receba dicas atualizadas a cada semana!