Duas mãos plantando árvores para a realização do seguro ambiental

O Seguro Ambiental é uma proteção extra para as empresas que transportam produtos que possam causar danos ambientais, evitando prejuízos!

Em determinadas situações, o transporte de cargas pode causar danos ao meio ambiente. Desta forma, é importante contar com proteção extra no caso de incidentes no transporte de mercadorias.

O Seguro Ambiental oferece diversas medidas de prevenção contra riscos ambientais, oferecendo à transportadora proteção contra possíveis danos ambientais durante o transporte de cargas.

Inclusive, assegurar a gestão dos riscos e garantir o reparo de qualquer dano ao meio ambiente decorrente das suas atividades é obrigação da empresa responsável 

Ou seja, não é somente uma proteção extra para a empresa contra prejuízos, mas também Responsabilidade Civil Ambiental da mesma.

Continue a leitura e saiba mais sobre o seguro ambiental!

 

O que é Seguro Ambiental e sua importância?

O Seguro Ambiental é uma modalidade de seguro, destinada principalmente para transportadoras que realizam o transporte de mercadorias e resíduos que possam causar danos ao meio ambiente.

O objetivo deste tipo de seguro é garantir o ressarcimento dos prejuízos, em casos de sinistros que causem danos ambientais. Assim, sendo uma das ferramentas utilizadas na gestão de riscos ambientais das empresas.

 

Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental x Seguro 

Muitas pessoas acabam confundindo estas duas modalidades, contudo ambas as modalidades têm diferenças importantes. 

O Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental é contratado como uma cobertura extra no seguro de responsabilidade civil, e tem a função de indenizar terceiros em sinistros ocasionados pelo segurado.

Em alguns casos pode cobrir danos ambientais, desde que isso conste nas cláusulas do contrato. 

Já o seguro ambiental possui cobertura mais ampla, garantindo proteção em caso de  danos ambientais, bem como danos a terceiros. Ou seja, o seguro cobre todos os custos referentes aos danos ambientais causados pela empresa.

Entre as coberturas do Seguro Ambiental estão:

  • Danos materiais e pessoais;
  • Remediação dos danos causado;
  • Limpeza do local onde ocorreu o sinistro;
  • Responsabilidade de garantir o destino correto dos resíduos;
  • Cobertura dos lucros cessantes gerados, ao segurado e a terceiros.

 

Principais benefícios de contar com um Seguro Ambiental

De acordo com a Lei Federal nº 6938/81 – que apresenta diretrizes sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, o poluidor é obrigado, sendo ou não culpado, a indenizar ou reparar os danos que tenha causado ao meio ambiente e a terceiros.

Desta forma, assegurar a gestão de riscos desta natureza, é também uma Responsabilidade Civil. E que quando não respeitada é passível de multa e outras penalidades, inclusive a suspensão das atividades da empresa.

O Seguro Ambiental é uma cobertura adicional dentro do plano de gestão de riscos. Desta forma, assegura a indenização e o reparo dos danos ambientais e a terceiros causados durante a execução das atividades ou logística da empresa.

Além disso, é uma excelente oportunidade da empresa demonstrar que se importa com o meio em que está inserida, visto que ao contratar o seguro ambiental a empresa precisa estar de acordo com os requisitos ambientais legais.

 

O que é preciso para contratar um Seguro?

O principal requisito exigido na contratação do seguro ambiental é que a empresa esteja com todos os documentos e licenças ambientais em dia.

Além disso, é necessário realizar a classificação dos possíveis danos que a empresa pode causar ao meio ambiente, caso venha a ocorrer um sinistro.

Sendo este danos classificados nas seguintes categorias:

  • Puro – quando os danos causam destruição parcial ou total de elementos naturais de ecossistemas;
  • Individual – quando os danos causados violam interesses pessoais, resultando em prejuízos patrimoniais ou extrapatrimoniais;
  • Imediato – quando os danos são instantâneos, apresentando-se na hora. Ex: vazamento de poluentes em um rio. 
  • Histórico – danos que causam efeitos posteriores. Ou seja, originam-se no momento do sinistro e tem seus efeitos prolongados ao longo do tempo.
  • Futuro – sinistro que não causa dano momentâneo, mas que gera danos posteriores ou apresenta danos prolongados.

Assim, na hora de contratar o seguro, é realizada uma avaliação dos riscos que as atividades desenvolvidas pela empresa representam. Para que a apólice de seguro ambiental contratada apresente coberturas que se adequem às atividades desenvolvidas pela empresa.

 

Importância do Seguro Ambiental no transporte de cargas

Durante o transporte de cargas, os transportadores enfrentam diversos tipos de desafios, como:

  • Precariedade das vias:
  • Roubos;
  • Avarias durante o transporte.

Adversidades estas, que podem levar a danos ambientais causados pelas cargas transportadas, como por exemplo, vazamento de produtos químicos, contaminação do solo e da água, entre outros.

E, para garantir que durante o transporte de cargas, a empresa esteja assegurada em casos de adversidades relacionadas a riscos ambientais é fundamental contar com um seguro ambiental.

Assim, com o Seguro a empresa evita prejuízos em casos de sinistro, visto que a seguradora fica responsável pela reparação dos danos e prejuízos gerados (conforme o estabelecido na apólice contratada).

Mas é preciso ter ciência que contratar o seguro não significa que a empresa tem carta branca para poluir e causar danos ao meio ambiente. É um serviço de proteção extra, sendo necessário dispor de um plano de gestão de riscos, para prevenir qualquer sinistro.

 

Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre transporte e seguros. E para solicitar maiores informações sobre o Seguro Ambiental, entre em contato conosco!

Quer dicas incríveis sobre seguros?

Assine nossa newsletter, é só clicar abaixo!

Quero dicas sobre seguros!
Marisa Dilda

    Assine a nossa newsletter e receba dicas atualizadas a cada semana!