Caminhão andando em estrada sem risos de ocorrer incêndio por cavitamia

Você sabe o que é cavitamia? Sabe se a sua apólice de seguros cobre este tipo de sinistro? Saiba mais!

A cavitamia é um tipo de combustão, sem causa definida, muito comum em alguns tipos de cargas, fazendo com que peguem fogo.

Apesar de não ser conhecido por muitos, é um fenômeno comum de ocorrer no transporte de certos tipos de material, principalmente no transporte de algodão.

Contudo, apesar de ocorrer durante o transporte de cargas, não são decorrentes de fatores ligados ao transportes de cargas de fato.

Em outras palavras, é um fenômeno de natureza do próprio material transportado. Desta forma, nem sempre é um sinistro coberto pela apólice RCTR-C.

Continue a leitura e saiba mais sobre este fenômeno!

 

O que é cavitamia?

Cavitamia pode ser definida como uma forma de autocombustão, levando as cargas a pegar fogo. Ou seja, uma situação que venha a ocorrer sem a influência de fontes inflamáveis externas.

Desta forma, é um fenômeno que ocorre em alguns tipos de cargas, mas que não tem uma fonte de ignição definida, apesar de existirem algumas teorias.

Matérias que são armazenadas em grandes quantidades durante o seu transporte podem sofrer ignição decorrente do calor interno do ambiente onde estão inseridas e do processo de oxidação.

Porém, no processo de oxidação o calor não é liberado no ar. 

Assim, progressivamente o calor do material se eleva, até chegar ao ponto de ignição, que consequentemente leva ao surgimento de chamas.

É comum em cargas de algodão, mas também pode ocorrer no transporte de feno, carvão, entre outros materiais.

 

Cavitamia x Seguro de Carga

Normalmente as coberturas presentes na apólice de seguro são específicas, como indenização por roubo ou avarias.

Porém ambas possuem algo em comum: são sinistros ocasionados pelo transporte de cargas.

Contudo, no caso da cavitamia, o sinistro não é considerado decorrente do transporte, mas sim um evento imprevisto. Ocorrendo neste caso, devido ao deslocamento de ar na carroceria em que a mercadoria está sendo transportada.

Ou seja, um acontecimento decorrente da própria natureza de alguns tipos de carga, não sendo ocasionado pelo transporte da mesma. A cobertura para cavitamia normalmente é indicada para o transporte de algodão, material que apresenta maior risco de combustão espontânea.

E quando falamos do seguro de carga, ele cobre sinistros derivados do próprio transporte de cargas, normalmente causas externas, conforme as especificações contidas na apólice de seguros.

Assim, como a ocorrência da cavitamia é de natureza do próprio material transportado, a indenização nestes tipos de sinistros não é coberta pela grande maioria das seguradoras.

Desta forma, salvo em casos onde há coberturas específicas (Cobertura Particular para Cavitamia) para este tipo de sinistro na apólice RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas), a seguradora não é obrigada a realizar a indenização de sinistro desta natureza.

Quando comprovado que não há causa concreta que possa ter vindo a ocasionar um incêndio, como uma causa externa que leve a uma fonte de ignição, o segurador não tem obrigação legal a pagar indenização pelo sinistro.

Ou seja, quando não há na apólice de seguros uma cobertura específica para a cavitamia, o segurado não terá direito a indenizações. Assim, ficando sob a sua responsabilidade o pagamento das despesas e a seguradora isenta de responsabilidades.

Sendo assim, é necessário que no momento da contratação do seguro RCTR-C, tal cobertura seja adicionada, para que nesta situação o segurado esteja amparado.

 

Para ter acesso a diversas outras informações sobre o universo do seguro e do transporte, continue acompanhando o nosso blog!

Quer dicas incríveis sobre seguros?

Assine nossa newsletter, é só clicar abaixo!

Quero dicas sobre seguros!
Marisa Dilda

    Assine a nossa newsletter e receba dicas atualizadas a cada semana!