Manutenção preventiva

Confira os principais benefícios e tipos de manutenção preventiva para garantir o sucesso em cada transporte de carga.

Você sabia que a manutenção preventiva é uma prática essencial para garantir o bom funcionamento e a durabilidade dos veículos de transporte de cargas?

Isso porque, investir em manutenção preventiva é uma estratégia inteligente para proprietários e operadores de veículos de transporte de cargas para gerar maior confiabilidade e segurança.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa sobre manutenção preventiva. Confira então os seus benefícios significativos e os principais tipos de manutenção que podem ser aplicados para otimizar a eficiência e a segurança desses veículos.

O Que é Manutenção Preventiva?

Antes de conhecer os principais benefícios da manutenção preventiva é importante entender o seu conceito. De modo geral, está relacionada ao conjunto de ações programadas e sistemáticas realizadas em um veículo antes que ocorram falhas ou desgastes significativos.

Com isso, tem como objetivo identificar e corrigir problemas potenciais antes que afetem o desempenho, reduzindo assim os riscos de avarias e acidentes inesperados.

Devido sua importância para o funcionamento correto dos veículos, a manutenção preventiva desempenha um papel fundamental no setor de transporte de cargas. 

Quando deve se realizar a manutenção preventiva do veículo?

A recomendação geral para realizar a manutenção preventiva no veículo é a cada seis meses de uso ou após dez mil quilômetros rodados. Ou seja, se você rodar essa quilometragem antes de seis meses.

Em geral, existem três tipos de manutenção para veículos de carga, a manutenção corretiva. Na qual é feita depois do incidente ou de um problema já existente. 

Por conta disso, essa alternativa tende a ser mais trabalhosa e custosa, devido ao fato de ser necessária a correção ou substituição de peças danificadas. Já a manutenção preventiva é a manutenção que você faz para evitar que um problema aconteça, como por exemplo:

  • Estado dos pneus, verificar a situação dos pneus antes e após cada viagem;
  • Suspensão;
  • Freios;
  • Fluidos;
  • Motor;
  • Escapamento;
  • Sistema elétrico;
  • Baterias.

Hoje com grande tecnologia embarcada nas frotas, e com tantos dispositivos e equipamentos eletrônicos embarcados, a manutenção da parte elétrica é fundamental.

Sendo assim, a manutenção preditiva é uma ótima alternativa, afinal, visa a antecipação de possíveis problemas. Desse modo, proporciona uma série de benefícios como:

  • Redução dos custos de manutenção;
  • Aumento do tempo da vida útil de peças e acessórios;
  • Redução de paradas de emergência;
  • Eleva a vida útil e desempenho do caminhão a longo prazo.

Benefícios da Manutenção Preventiva

Assim como em outros setores e equipamentos, a manutenção preventiva para veículos de transporte de cargas oferece diversos benefícios. Entre eles, podemos destacar, o aumento da confiabilidade. 

Isso porque, a manutenção ajuda a prevenir falhas inesperadas, garantindo que os veículos estejam sempre prontos para operar de maneira confiável. Além disso, também ajuda na redução de custos a longo prazo.

Ou seja, reduz a necessidade de reparos emergenciais ou maiores, que geralmente, demandam maiores investimentos. Logo, a prevenção deve ser tratada como investimento e não como gasto.

Vale ressaltar também que ao identificar e corrigir problemas antes que se tornem sérios, a manutenção preventiva contribui para prolongar a vida útil dos veículos. Consequentemente, minimizando os riscos de acidentes causados por falhas mecânicas.

Por fim, todos esses benefícios tendem a manter os veículos em condições ideais, o que ajuda a otimizar o desempenho e a eficiência operacional, resultando em maior produtividade.

Principais Tipos de Manutenção Preventiva

Agora que você já sabe os principais benefícios e a importância da manutenção preventiva, separamos alguns tipos e atividades mais comuns. Confira cada um deles a seguir:

  1. Troca programada de Óleo e Filtros: Importante para manter o motor funcionando adequadamente e evitar danos causados por acúmulo de resíduos.
  2. Inspeção de Freios: Verificação regular do sistema de freios para garantir a eficácia e prevenir falhas críticas.
  3. Revisão de Pneus: Monitoramento da pressão e desgaste dos pneus, trocando-os quando necessário, para evitar problemas de estabilidade e eficiência.
  4. Verificação de Sistemas Elétricos: Inspeção do sistema elétrico para prevenir falhas de partida e garantir o funcionamento de luzes e dispositivos eletrônicos.
  5. Manutenção do Sistema de Suspensão: Inspeção dos componentes de suspensão para evitar desgastes prematuros e garantir uma condução suave e segura.

Conclusão

Com todas as informações apresentadas durante o conteúdo é possível entender a importância da manutenção preventiva, não é mesmo? Por isso, é uma prática essencial para o setor de transporte de cargas. 

Lembre-se de que a falta de manutenção e as interrupções durante a viagem podem prejudicar a sua empresa causando danos à imagem e credibilidade do negócio. 

Entre os principais danos podemos citar o descumprimento do prazo de entrega e perda de mercadorias perecíveis. Desse modo, problemas que podem gerar insatisfação dos clientes, criando, muitas vezes, danos irreparáveis para a imagem da empresa.

Portanto, ao seguir os tipos de manutenção preventiva citados os veículos estarão mais seguros e capazes de enfrentar os desafios do transporte de cargas. Em paralelo, será possível melhorar a produtividade e confiabilidade em cada serviço.

Para acompanhar novos conteúdos sobre transporte de cargas, acesse o Blog da Marisa Dilda.

Quer dicas incríveis sobre seguros?

Assine nossa newsletter, é só clicar abaixo!

Quero dicas sobre seguros!
Marisa Dilda

    Assine a nossa newsletter e receba dicas atualizadas a cada semana!