Saiba quais os riscos, penalidades do excesso de carga no transporte de mercadorias e confira como evitá-lo.
O transporte de cargas é uma peça fundamental na engrenagem da logística, mas o excesso de carga pode provocar riscos significativos. Entre os mais comuns estão acidentes e multas.
Por isso, entender sobre as penalidades do excesso de carga é essencial para todos os profissionais envolvidos no transporte de mercadorias. Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir.
Confira então os principais riscos do excesso de carga, as iniciativas para evitar esse erro e as principais penalidades. Boa leitura!
Quais São os Riscos do Excesso de Carga?
De modo geral, o excesso de carga pode oferecer diferentes tipos de riscos, seja para o veículo em si ou para a segurança de envolvidos e outros motoristas. Portanto, o risco mais imediato do excesso de carga é a segurança nas estradas.
Afinal, veículos sobrecarregados têm maior dificuldade em manter a estabilidade. Com isso, aumenta a probabilidade de acidentes e coloca em perigo não apenas os motoristas, mas também outros usuários das vias.
A carga excessiva coloca uma pressão adicional sobre os componentes dos veículos, resultando em desgaste prematuro. Esse problema além de aumentar os custos de manutenção, também afeta a eficiência operacional a longo prazo.
Além disso, outro risco importante tem relação com o impacto ambiental. Uma vez que veículos pesados consomem mais combustível, contribuindo para maiores emissões de carbono.
Portanto, o excesso de carga não apenas impacta financeiramente as empresas, mas também prejudica os esforços para alcançar metas ambientais.
Como Evitar o Excesso de Carga?
Agora que você já sabe que o excesso de carga pode provocar diferentes tipos de riscos, que tal conhecer as maneiras de diminuir esse problema? Certamente, uma das principais iniciativas é investir em tecnologia de pesagem e monitoramento.
Sensores avançados e sistemas de rastreamento permitem que as empresas monitorem em tempo real o peso da carga, evitando ultrapassar os limites permitidos.
Em paralelo ao uso de ferramentas tecnológicas é muito importante o incentivo ao treinamento e capacitação de motoristas. A partir disso, os profissionais terão maiores conhecimentos sobre os riscos, a importância do cumprimento das regulamentações e as práticas seguras de carregamento.
Outra estratégia interessante é estabelecer uma comunicação eficaz com fornecedores e clientes. Com isso, acordos claros sobre limites de peso e procedimentos de carregamento ajudam a garantir que todas as partes cumpram as regulamentações.
Quais são as Penalidades do Excesso de Carga?
De modo geral, as penalidades para o excesso de carga são substanciais e variam de acordo com a gravidade da infração. Multas pesadas são impostas para desencorajar práticas inadequadas.
Em muitos casos, a responsabilidade recai sobre a empresa de transporte. Isso destaca a importância de implementar políticas internas rigorosas que garantam o cumprimento das regulamentações por parte de todos os envolvidos na cadeia logística.
Vale ressaltar também que em casos graves, as autoridades podem impor a suspensão temporária ou permanente das operações da empresa infratora. Portanto, trabalhar em excesso de carga pode gerar prejuízos financeiros e a reputação dos envolvidos.
Segundo o Artigo 231 do Código Brasileiro de Trânsito, inciso X – excedendo a capacidade máxima de tração, a infração varia de média a gravíssima. Esse fator, varia da relação entre o excesso de peso apurado e a capacidade máxima de tração, a ser regulamentada pelo CONTRAN.
Com isso, a penalidade é medida administrativa, com multa de retenção do veículo e transbordo de carga excedente.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas fica claro que evitar o excesso de carga no transporte de mercadorias é essencial para preservar a segurança nas estradas. Assim como, prolongar a vida útil dos veículos e promover práticas sustentáveis.
Para isso, é muito importante investir em tecnologias, treinamento de qualidade e parcerias colaborativas. Desse modo, é possível evitar penalidades e contribuir para um setor de transporte mais seguro e eficiente.
Por fim, para acompanhar novos conteúdos sobre transporte de cargas, acesse o Blog da Marisa Dilda.
Quer dicas incríveis sobre seguros?
Assine nossa newsletter, é só clicar abaixo!
Quero dicas sobre seguros!