Você sabe o que é romaneio de carga, qual a sua função e importância no transporte de cargas? Continue a leitura que explicamos mais sobre o assunto!
Apesar do nome peculiar, o romaneio de carga é um documento relativamente simples de ser emitido, mas que otimiza diversos processos durante o transporte.
Assim, auxiliando em diversas etapas logísticas, como na conferência das mercadorias que estão sendo transportadas e na sua fiscalização.
Entenda:
Afinal, o que é romaneio de carga?
O termo romaneio de carga, é utilizado para denominar o documento utilizado no transporte de cargas, que tem por finalidade apresentar informações quanto às mercadorias que estão sendo transportadas, de forma unificada.
Assim, o romaneio pode trazer informações de forma centralizada, como:
- CTe;
- Remetente;
- Destinatário;
- Volume de mercadorias;
- Origem e destino;
- Valor da nota fiscal;
- Custo do frete;
- Peso líquido e/ou bruto;
- Entre outras informações relevantes.
Um compilado de informações que visa facilitar o acesso a todos os dados da carga.
Qual a função do romaneio de cargas?
Como acabamos de explicar, o romaneio de cargas consiste em um compilado de informações em um único documento, o que facilita o acesso a esses dados sempre que necessário.
Ou seja, sempre que for preciso conferir dados gerais da carga, poderão ser facilmente visualizados, sem haver a necessidade de buscar em diversos outros documentos. Assim, agiliza os processos tanto no embarque quanto no desembarque, durante o transporte e até mesmo na sua fiscalização.
Este documento também é usado no desembaraço aduaneiro, no caso de transporte internacional.
Além disso, também auxilia na conferência de entrega das mercadorias, já que os canhotos são assinados pelo recebedor das mesmas, auxiliando na prestação de contas na empresa.
O romaneio de carga é obrigatório?
O romaneio de carga não é obrigatório, apesar de ser regido pelo Regulamento Aduaneiro e pela Instrução Normativa SRF 680, que apresentam algumas orientações sobre a sua aplicação.
Assim, sendo aplicável, nas seguintes situações:
- No caso de transporte internacional;
- No caso de transporte de mercadorias perigosas, como por exemplo, produtos químicos.
Vale ressaltar que, somente quando o “governo” solicitar o documento, sua emissão e apresentação se torna obrigatória.
Porém, apesar da não obrigatoriedade (exceto no caso acima), este documento apresenta informações referentes às cargas transportadas de forma prática e de fácil visualização, o que permite ter acesso a identificação única de cada pedido, otimizando processos.
Além disso, em alguns casos, sua apresentação é importante a fim de evitar adversidades e até mesmo multas, como é o caso já citado do desembaraço aduaneiro e Declaração de Importação.
Como é feita a emissão do romaneio de carga e quais a informações deve apresentar?
A emissão do romaneio de carga, pode ser feita através de simples planilhas, que apresentem informações relevantes e suficientes para atender as demandas.
Mas, nos dias atuais, com o avanço da tecnologia, a sua emissão tornou-se muito mais simples e rápida de ser realizada. Desta forma, pode ser feita de forma automatizada através de softwares de gerenciamento de transporte, por exemplo, agilizando a tarefa e reduzindo as chances de erros.
E quais as informações deve apresentar?
Não há um modelo padrão de documento de romaneio de carga. Dessa forma, cada empresa elabora o seu, conforme as suas necessidades.
Mas, há algumas informações que devem constar no romaneio de cargas:
- Volume de mercadorias transportadas;
- Detalhes de cada pedido;
- Tipo de embalagem utilizada para o transporte;
- Peso da mercadoria;
- Dimensões da carga;
- Notas fiscais das mercadorias.
Ou seja, informações básicas de todas as mercadorias que estão sendo transportadas.
Relação entre romaneio de carga e seguro de carga
O romaneio não é obrigatório (com exceção de quando é solicitado pelo governo), porém é extremamente importante para garantir a segurança do seu veículo, bem como da carga transportada, evitando tanto adversidades à empresa, quanto a insatisfação dos clientes.
Vamos explicar melhor do que estamos falando.
Durante o transporte de cargas, podem ocorrer acidentes, roubos, entre outros tipos de sinistros. E nessas situações a seguradora pode solicitar à empresa uma cópia do documento, para analisar as informações sobre as mercadorias transportadas.
Ou seja, o documento pode auxiliar e agilizar o processo de indenização à empresa.
Assim, é importante emitir o documento em duas vias e arquivá-la na empresa, para assim garantir que sempre que necessário esteja disponível.
Dessa forma, apesar de não ser obrigatório, o romaneio de carga, auxilia a transportadora em diversos contextos, tornando os processos mais eficientes e organizados.
Gostou de saber mais sobre este assunto? Acesse nosso site, entre em contato conosco para conhecer nossos serviços. Continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a diversas outras informações!
Quer dicas incríveis sobre seguros?
Assine nossa newsletter, é só clicar abaixo!
Quero dicas sobre seguros!