Os extravios de mercadorias podem se tornar um vilão dentro dos processos logísticos e gerar prejuízos. Saiba mais!
Extravios de mercadorias não são situações incomuns, e podem ocorrer por diversos fatores, acarretando em prejuízos para a empresa e para o cliente.
Para ajudar você a entender um pouco mais sobre este assunto, expomos as principais causas deste tipo de problema e algumas dicas para evitar que os extravios aconteçam. Confira!
O que são extravios de mercadoria?
Todo e qualquer serviço pode apresentar falhas durante os seus processos, e com o manuseio e entregas de mercadorias não é diferente.
O extravio de uma mercadoria ou produtos nada mais é a perda ou sumiço da mesma, ocasionado pelos mais diversos motivos e que podem afetar o seu destino.
No processo fracionado, do remetente até o destinatário o produto passa por diversas mãos, onde podem ocorrer “falhas”, que resultam no extravio da mercadoria.
Principais causas de extravios de mercadorias
Há inúmeros motivos e causas que podem levar ao extravio de uma mercadoria. Dentre eles podemos citar:
Endereço do destinatário errado ou incompleto
Muitas vezes, na hora de cadastrar o endereço de entrega de sua mercadoria, o cliente acaba digitando incorretamente os dados ou até mesmo mesmo deixando a informação incompleta, sem o número da casa, CEP, entre outros.
O remetente, por sua vez, não tem como saber se o endereço está correto, e nem sempre percebe que faltam dados. Por isso, na hora da entrega a mercadoria pode ser entregue para outra pessoa.
Falhas de logística
Dentro de uma empresa, podem ocorrer algumas falhas internas durante o processo logístico, por exemplo, no momento da triagem a mercadoria seguir para uma unidade aleatória.
Roubos e assaltos
Algumas cidades possuem um alto índice de roubos e assaltos, e as transportadoras costumam ser um alvo visado, pois transportam grande volume e diversidade de produtos, desde roupas, brinquedos, alimentos e até eletrodomésticos de alto valor.
Mesmo que a empresa tenha os devidos cuidados, este tipo de situação é difícil de prever e foge ao controle da transportadora.
Colaborador com má conduta
Funcionários mal-intencionados também podem ser a causa de extravios.
Colaboradores com más intenções podem se apossar de mercadorias, ou até mesmo apenas extraviá-las, fazendo com que os produtos se percam e não cheguem aos clientes.
Contudo essa ação é considerada crime, sendo passível de processos. Este é o famoso furto simples, onde a mercadoria simplesmente some e ninguém sabe como. Atualmente corresponde a aproximadamente 80% dos extravios.
Consequências dos extravios para as transportadoras
O extravio de mercadorias pode acarretar em processos para a transportadora, além de gerar prejuízos.
Isso porque a empresa fica responsável pela indenização da mercadoria extraviada em sua posse, desde seu recebimento até a sua entrega ao destinatário, conforme estabelecido nos artigos 743 a 756 da Lei nº 10.406/2002.
Ainda, de acordo com o Art. 750, a responsabilidade do transportador inicia no momento em que ele recebe o objeto, e se encerra somente quando este for entregue ao seu destinatário, ou depositado em juízo se este não for encontrado.
Ou seja, o transportador é responsável pela mercadoria durante todo o processo de transporte e entrega da mesma, sendo responsável pela indenização em casos de extravios ou danos
Desta forma, o extravio de mercadoria pode se tornar um vilão dos processos logísticos, impactando diretamente na produtividade e gerando custos extras à transportadora.
No entanto, existem algumas ações que podem ser adotadas para minimizar esses problemas, confira nossas dicas:
Dicas para evitar extravios de mercadorias
Como vimos, há diversas causas relacionadas ao extravio de mercadorias. Portanto, é importante adotar todas as práticas possíveis para evitar o extravio.
Dentre ações podemos citar:
Confirmar dados do destinatário
Sempre confirmar os dados do destinatário, independente da mercadoria transportada, é uma ação eficaz e que pode evitar diversos extravios.
Na hora de preencher os dados é possível que, por algum erro de digitação ou descuidos, alguma informação incorreta ou incompleta passe despercebida.
Além disso, incluir o telefone do destinatário no formulário é uma forma de evitar possíveis problemas.
Rastreabilidade de cargas
A rastreabilidade permite acompanhar todo o processo no qual a mercadoria transita
Desta forma, possibilita que tanto o cliente quanto a empresa consigam acompanhar o processamento da mercadoria, auxiliando na identificação das causas de possíveis extravios.
Além disso, permite um fluxo mais ágil de informações, otimizando a resolução de eventuais adversidades.
Dispor de ferramentas de controle (ERP)
ERP (Enterprise Resource Planning), ou em português, Planejamento de Recursos Empresariais, consiste na utilização de sistemas para a organização, controle e administração de dados.
Através destes sistemas é possível controlar dados e pedidos, minimizando e evitando o surgimento de falhas nos processos.
Estas ferramentas permitem auxiliar no gerenciamento e acompanhamento do envio de cada uma das mercadorias, sendo um ótimo recurso para controle.
Contratar um seguro
Nem sempre é possível evitar o extravio de mercadorias, como no caso de assaltos. Além disso, muitas mercadorias possuem um valor consideravelmente alto e para evitar prejuízos uma das opções é realizar a contratação de seguros.
O seguro garante o reembolso total em caso de avarias, sendo uma excelente forma de evitar gastos e dores de cabeça desnecessárias.
Como você pode perceber, a ocorrência de extravios de mercadoria é comum, mas pode gerar grandes problemas. Portanto, é preciso estar atento a todas as etapas e contar com a proteção necessária, com a contratação de um seguro, para evitar prejuízos nesses casos.
Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre transporte e seguros! Entre em contato conosco para conhecer as nossas opções em seguros.
Quer dicas incríveis sobre seguros?
Assine nossa newsletter, é só clicar abaixo!
Quero dicas sobre seguros!