Transporte internacional terrestre: como contratar o seguro certo?

Se você possui dúvidas de qual seguro contratar para o transporte internacional, confira essa matéria e tire já as suas dúvidas!

Seja para importação ou exportação, o seguro internacional é um item obrigatório para quem realiza o transporte internacional.

Mas afinal, qual sua importância? Como ele vai contribuir com a segurança da sua empresa? Quem deve contratá-lo? Como devem ser as apólices e coberturas? Isso tudo você irá conferir a seguir!

Para começar, você deve se alertar ao que é de fundamental importância para contratar o seguro certo! Além de eficiência você também garante com que ele supra todas as suas necessidades. 

Continue lendo e descubra tudo que você precisa saber para contratar o seguro certo para sua empresa de transporte internacional!

Qual a importância do seguro terrestre internacional?

Como estamos falando de uma viagem internacional e de produtos sendo transportados em grande quantidade, sabemos que a estrada é longa e isso oferece diversos riscos. Você não vai querer ser prejudicado por eles, não é mesmo?

Apesar do seguro de cargas ser obrigatório, é necessário dar uma atenção especial para ele, afinal, prevenir é sempre a melhor saída. Para isso continue a leitura e entenda como contratar um seguro internacional e conheça as apólices adicionais.

O que você precisa saber antes de contratar o seguro de transporte internacional

Antes de tudo, quem deve contratar o seguro obrigatório é o transportador, e não o dono da carga. Isso acontece porque ele é o responsável pela entrega da mercadoria e pelo curso da viagem. Cabe a ele arcar com os possíveis acontecimentos desse período. 

Por esse motivo, o seguro voltado ao transporte internacional deve cobrir qualquer acidente ou fator adverso dentro do percurso, contando desde o embarque até o desembarque da mercadoria.

Na legislação Brasileira, faz-se obrigatório o seguro RCTR-VI para o transporte terrestre. Ao transitar por outros meios, como uma balsa, por exemplo, torna-se necessário considerar outras apólices específicas.

Além da exigência Brasileira, também é necessário verificar o seguro de carta azul  que é exigido como primeiro risco a terceiros obrigatório no mercosul, a fim de estar alinhado com a legislação vigente de todo processo.

Os documentos exigidos para a contratação deste seguro são:

  • Descrição detalhada dos produtos (peso, denominação comercial, tipo de embalagem, volume, entre outros);
  • Valor da mercadoria;
  • Qual o local de embarque e desembarque;
  • Riscos a serem incluídos na apólice;
  • Veículo, arranjo de carga e suas formas de manuseio;
  • Valor total a ser segurado;
  • Demais dados específicos da seguradora.

Por que devo contratar um seguro internacional? 

Além de ser exigido pela fiscalização aduaneira o porte do certificado de seguro, se o dono da carga contratar o seguro e o transportador não tiver averbado na sua apólice, ou pior não tiver apólice, no caso de um sinistro, a seguradora do proprietário da mercadoria irá indenizá-lo e cobrar do transportador!

Afinal, como contratar o melhor seguro internacional? Se essa também é a sua dúvida, você precisar analisar a situação descrita anteriormente e ainda se atentar aos seguintes itens para depois contratar o seu seguro: 

  • Procure saber quais são os países que estarão no trajeto das suas viagens;
  • Avalie as mercadorias, porque elas refletem na alíquota do imposto de cada país; 
  • Avaliar o clausulas de regresso do seguro do embarcador
  • E ainda o tipo de documento que é emitido para o regime aduaneiro.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o seguro internacional? Espero que as dicas possam lhe ser úteis!
E a sua empresa, trabalha com a modalidade de transporte internacional? Se você já tem um seguro, existe a possibilidade de fazer uma revisão da sua apólice, basta clicar aqui e revisar gratuitamente. Ou se você está buscando um seguro internacional, solicite sua cotação aqui.

Receba Dicas Sobre Seguros





Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.