Transporte de carga: logística de transporte, ela é fundamental!

Uma boa logística é decisiva para o bolso de quem trabalha com transporte de carga. Se você tem um ou centenas de caminhões, precisa saber por que implantá-la!

Empresas no mundo todo adquirem mercadorias, sejam elas para abastecer grandes centros logísticos, clientes, revendas, estoque ou até mesmo para consumo ou matéria prima. Todo esse material precisa ser destinado e transportado constantemente e de maneira correta. Para esse processo é necessário a logística de transportes, primordial para a funcionalidade diária do país.

Se você não tem uma logística de transporte bem definida na sua empresa, pode estar perdendo dinheiro! Em média, 60% das despesas com logística envolvem diretamente o transporte de carga. O número pode representar de duas a três vezes o lucro da empresa.

A colaboração da logística está ligada diretamente na diminuição dos custos logísticos e ao cumprimento de prazos, influenciando toda uma cadeia de suprimentos. O grande desafio do setor traz também uma preocupação na gestão de transporte de carga sustentável, sendo um fator crucial para o diferencial da empresa.

Na sequência vamos destacar de que maneira essa ferramenta poderá auxiliar sua empresa a fazer a diferença no mercado, satisfazendo às necessidades dos clientes e gerando os melhores resultados para os negócios.

O que é logística de transporte?

De maneira objetiva, define-se a logística de transporte como o ramo que abrange a escolha do melhor modal de transporte para levar o maior número de mercadoria e com o menor custo e tempo possível. Ou seja, transportar mercadorias com a garantia de integridade da carga, no prazo combinado e com os menores custos. É um dos principais pilares na tomada de decisão de grandes projetos nas empresas.

Por que a logística de transporte pode impactar a minha empresa?

Com o mercado cada vez mais atuante e competitivo, os clientes ficaram mais informados e exigentes, sendo que para satisfazê-los é preciso fazer a diferença e impactar de forma positiva em seus negócios. A logística de transportes vem com o intuito de promover tais mudanças.

Investir na logística do transporte de carga é gerar melhores resultados a médio e longo prazo. Sistemas integrados (softwares) e tecnologias em logística estão ajudando (e muito) a diminuir o tempo gasto entre produção e distribuição de produtos. Atualmente, é possível acompanhar todo o trajeto de um caminhão, desde o envio da mercadoria até a chegada ao seu destino e entrega ao comprador. Isso traz consequências nas práticas de trabalho das empresas, as quais devem desenvolver estruturas organizacionais capazes de responder com rapidez e flexibilidade às exigências do mercado.

Podemos considerar que a logística de transportes atua desde a produção, armazenamento, despacho, acompanhamento, entrega e compra do consumidor. Está envolvida em toda a cadeia.

Além de uma vantagem competitiva, garantir a entrega da mercadoria com integridade, pode evitar prejuízos, a perda de tempo e a insatisfação dos clientes.

Transporte de carga: dicas para melhorar a logística na sua empresa

Nem só de perguntas e respostas é o texto de hoje. Se você acompanha nosso blog, sabe que gostamos de dar boas dicas e exemplos do cotidiano do transporte de carga.

Confira as dicas abaixo e depois nos conte o que achou nos comentários, ao final da página:

  • Crie normas e ofereça treinamentos: uma equipe preparada começa pelo seu líder. Obtenha conhecimentos e não deixe de participar dos treinamentos oferecidos aos funcionários. Se a empresa for pequena, não tem problema. Invista nos seus talentos “dentro de casa”. Se tem um ou 50 funcionários, é essencial que todos estejam capacitados e cientes das normas;
  • Tenha processos de entrega definidos: organize o seu processo de entrega desde o início, envolvendo da centralização dos pedidos ao carregamento e entrega. Mantenha o armazém (se tiver) bem organizado para que as mercadorias sejam encontradas com facilidade;
  • Controle operações e registros: não esqueça de registrar todos os resultados obtidos e acompanhar as operações em andamento. Desta forma, saberá dos problemas que estão acontecendo e terá tempo para reverter situações prejudiciais à boa logística.
  • Faça avaliações: registros e indicadores também servem para mostrar o nível de eficiência de cada operação. Avalie a produtividade e faça relatórios para saber como anda a eficiência da empresa e dos motoristas;
  • Identifique e alie-se a parceiros inovadores e eficientes: procure parceiros comerciais nos quais você enxerga capacidade inovadora e que demonstram potencial para lhe ajudar no desenvolvimento de novos processos. Ou ainda, que consigam de alguma forma contribuir para melhorar a eficiência no seu negócio.

Como você acabou de ler, a logística deve garantir a integridade da carga, evitar prejuízos e perda de tempo, além de ser protagonista nos lucros da sua empresa.

Conte para nós: gostou do conteúdo? Esperamos ter ajudado! Aproveite e baixe gratuitamente nosso Checklist: “Como implantar um Plano de Gerenciamento de Riscos em empresas de Transporte”. Clique aqui!

transporte de carga

Receba Dicas Sobre Seguros

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.