Transporte de carga: qual o seguro específico para empresas de frete fracionado?

Você conhece todo o processo que envolve o frete fracionado no transporte de carga? Ele tem as suas particularidades e vantagens. Acompanhe!

Nós sabemos que o mercado de transporte de carga tem seus termos próprios. Alguns, muitas vezes, confundem quem está lendo um conteúdo, como este que você começou a acompanhar. O chamado frete fracionado, ou o transporte de carga fracionada, tem as suas particularidades – é o que vamos abordar a seguir.

Para entender melhor o processo de frete fracionado e qual o seguro específico para empresas que realizam este tipo de trabalho, continue a leitura.

O que é o transporte de carga fracionado?

O sistema de transporte de carga fracionado trabalha com mercadorias em pequenas quantidades que não completam a capacidade de carga de um veículo, ou seja, o volume da carga não é o suficiente para preenchê-lo. Então, ela passa a ser considerada como fracionada.

A transportadora que trabalha desta maneira, considera a melhor solução para os clientes que não possuem volumes grandes de mercadorias. Com a medida, os custos dos clientes tendem a reduzir e o serviço a ser oferecido torna-se melhor.

Como funciona o frete fracionado?

Por ser um serviço vantajoso para empresas que necessitam transportar pequenas quantidades de mercadorias, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, o frete fracionado é bastante solicitado. Seu objetivo é reunir produtos de diferentes localidades para transportá-los juntos.

Para realizar o serviço, a empresa de transporte de carga precisa coletar as mercadorias nos pontos combinados em tempo hábil. Caso o volume seja bem reduzido, a coleta pode ser realizada por um veículo menor. Em seguida, ela define a melhor roteirização para chegar aos locais de entrega e distribuir os produtos em perfeitas condições.

Nas situações em que as cargas são maiores, os lotes devem ser separados e depois transportados por outro veículo até o seu destino.

Quais são as vantagens do frete fracionado?

Sempre que apresentamos modelos de fretes, gostamos de mostrar as suas vantagens para que você tome a melhor decisão. Confira então, as vantagens do frete fracionado.

Redução dos custos

Os custos de operação podem ser reduzidos em virtude do pagamento não corresponder a um caminhão inteiro, por exemplo. Como cada entrega é tratada individualmente, o cliente não precisa pagar desta forma.

Entrega feita por veículos menores

Em alguns casos, a entrega das mercadorias poderá ser feita por um veículo menor, o que gera custos operacionais menores.

Rapidez na entrega

Por não ser necessário o preenchimento de um caminhão inteiro, a espera é menor. Assim, reduzem as chances de prejuízos por ter um caminhão com algum espaço vazio.

A rapidez do frete fracionado, quando feito por uma empresa capacitada, aumenta a frequência de reposição, permitindo o trabalho com estoque reduzido.

Qual o seguro para empresas de frete fracionado?

O seguro para frete fracionado funciona da mesma maneira do frete que leva produtos de apenas uma transportadora ou que preenche todo o caminhão. O detalhe fica por conta da averbação, que deve ser feita uma a uma. Cada empresa terá o seu seguro de acordo com a nota fiscal de seus produtos.

É essencial que as empresas tenham um sistema bem organizado para não deixar nenhuma nota fiscal “de fora” do seguro. O romaneio de carga, ou seja, o relatório que acompanha as informações da carga, deverá apontar todos os dados de forma clara. O intuito é identificar e localizar qualquer produto dentro de um lote, facilitando ainda a conferência por parte da fiscalização.

 

Agora que você tem mais informações sobre o transporte de carga fracionado, pode avaliar as vantagens e decidir se ele se encaixa na sua empresa. O processo para a contratação, como falamos, é o mesmo.

E aí, gostou do tema? Esperamos ter ajudado! Aproveite e baixe agora nosso eBook: Como implantar um Plano de Gerenciamento de Riscos em empresas de Transporte? Clique aqui!

Receba Dicas Sobre Seguros

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.