Telemetria: como ela impacta na eficiência da empresa de transporte

A telemetria tem impacto direto nos serviços de uma empresa de transporte. Se você não utiliza essa tecnologia, é bom rever essa posição.

Quando você, proprietário de empresa de transporte, ouve falar em telemetria, o que vem à sua mente? Sabia que a telemetria contribui para reduzir o consumo de combustível e acidentes nas estradas? Não é apenas uma ferramenta para tentar evitar roubos e furtos de cargas. Ela é muito mais do que isso!

A telemetria é sua parceira para melhorar os serviços que você oferece, reduzir custos de manutenção e de consumo de combustíveis. Isso impacta de forma positiva também no meio ambiente.

Continue lendo e descubra mais sobre a telemetria e como ela vai impactar na eficiência da sua empresa de transporte.

O que é telemetria?

A telemetria é um sistema tecnológico de monitoramento bastante utilizado para rastreamento e medir a distância a ser percorrida. Por meio de dispositivos de comunicação que não utilizam fios, transmitem informações através de sinais de rádio (ondas) ou satélite.

Vista com frequência em corridas automobilísticas, como na Fórmula 1, é muito eficiente na obtenção de relatórios e recebimento de dados em tempo real e online: localização, tempo, comportamento, entre outros.

A telemetria coleta informações e transmite para uma central de controle que acompanha e descodifica os dados recebidos.

Como a telemetria pode ajudar a sua empresa de transporte?

Encare a telemetria como uma forte aliada. É por ela que as informações relativas à condução dos seus veículos são transmitidas para a base de monitoramento. A gestão de frotas, por exemplo, é possível ser feita com o auxílio da telemetria. No exato momento em que o veículo está na estrada, você fica sabendo a posição dele, a velocidade, se o motorista está se aproximando de uma curva perigosa, o consumo de combustível por viagem, entre outras informações.

Especialistas afirmam que as soluções de telemetria no transporte de cargas estão revolucionando o setor. Além de reduzir os custos operacionais em até 30%, a empresa de transporte ganha em competitividade, qualidade do serviço, agilidade e segurança.

Como está a telemetria no Brasil?

O crescimento da telemetria no Brasil é constante. Alguns mercados específicos são os propulsores deste aumento na utilização da tecnologia: logística e distribuição, agronegócios, concessionárias de rodovias, transporte de leite e transporte coletivo de passageiros.

As transportadoras brasileiras buscam a telemetria por suas vantagens e condições fundamentais de tecnologia que as permitem avançar em muitos quesitos, tais como:

  • Segurança: a telemetria é uma ferramenta muito importante para garantir a segurança do motorista, da carga e do meio ambiente;
  • Trabalho mais eficiente: com essa tecnologia, as empresas buscam o aumento de sua rentabilidade. As chances aumentam à medida que a telemetria é capaz de reduzir custos com manutenção, combustíveis, pneus, tempo de entrega da mercadoria, etc;
  • Dentro das leis: o transporte rodoviário é um dos setores com maior número de regulamentações no Brasil. Por isso, é preciso ficar atento às normas. A telemetria torna-se fundamental para que a empresa de transporte trabalhe em dia com às exigências da lei;
  • Comportamento do motorista: o comportamento inadequado do motorista é avisado em tempo real. Se ele “sair da linha”, logo será identificado pela telemetria.

Como obter a telemetria?

Ao procurar empresas especializadas do ramo e decidir investir na telemetria, os veículos receberão aparelhos que devem ser acoplados em sua estrutura.

Os aparelhos são equipados com antenas transmissoras e se comunicam em tempo real com a central (ou centrais) da gestão da sua empresa de transporte.

E aí, gostou do conteúdo desse post? Deixe seu comentário ou dúvida. Faremos o possível para lhe repassar a informação mais qualificada.

empresa de transporte

Receba Dicas Sobre Seguros

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.