Seu celular com seguro: saiba como funciona e coberturas garantidas

Em média 63 smartphones são roubados por hora nas principais capitais do Brasil. Esses números preocupam ainda mais quando constatamos que a grande maioria desses dispositivos não possui um seguro que cobre o furto. 

Eles não servem mais, apenas para enviar mensagens ou receber ligações, os smartphones passaram de pequenos agregados para itens essenciais na vida das pessoas.

Hoje, já existem mais de 230 milhões de celulares em uso no Brasil, uma média de 1,14 celulares por habitante.

Infelizmente a popularização dos smartphones, tornou muito mais comum o roubo desses dispositivos. E como imprevistos não podem ser evitados, uma saída é ter um seguro para o seu smartphone. 

Por isso, se você está procurando um seguro para o seu celular, veja abaixo o que você precisa saber antes de contratar.

Como funciona o seguro para celular? 

Como qualquer outro seguro, os seguros de celular são contratos acordados entre uma prestadora de serviços e um cliente, onde a prestadora se responsabiliza pelo pagamento da indenização em caso de furto, quebra ou perda do dispositivo.

Por padrão, ao assinar um contrato de seguro para o seu smartphone, a seguradora irá lhe cobrar um determinado valor, geralmente esse valor será em torno de 10% à 25% do valor do aparelho, além disso vocês também irão estabelecer qual será o valor da indenização que deverá ser paga em caso de sinistro.  

Caso, o cliente acione o seguro por conta de um sinistro, o mesmo também costuma pagar um valor determinado, conhecido como franquia. O valor da franquia sempre é estabelecido na apólice do seguro do dispositivo. 

Mesmo que de maneira geral os seguros funcionem da mesma forma, cada contrato terá suas peculiaridades e diferentes coberturas, por isso para evitar o prejuízo antes de assinar um plano de seguro é importante sempre analisar os detalhes do contrato.   

Quais ocorrências são cobertas?

Os tipos de proteção e as ocorrências que o plano cobre são diferentes para cada seguro contratado. Logo, por isso é importante examinar o contrato antes de assiná-lo. 

Por exemplo, algumas seguradoras oferecem em seus planos de seguro cobertura contra roubo ou furto. No entanto, em alguns contratos o pagamento da indenização por furto é feito apenas se à integridade física do segurado tenha sido ameaçada, ou seja, se o seu smartphone foi furtado sem que você tenha percebido, poderá não será indenizado.

Como contratar um seguro para seu celular?

Existem duas maneiras de contratar um seguro para seu celular, através das lojas e operadoras que vendem os dispositivos ou de maneira direta com uma corretora, que é a forma mais indicada.

A contratação do seguro em lojas de aparelhos e operadoras, geralmente é feita no momento da compra do dispositivo. Nestes casos, é importante analisar a cobertura da apólice e o valor da franquia, já que as coberturas oferecidas nesses locais é mais reduzida. 

Já se você optar por contratar o seguro com uma corretora, em primeiro lugar faça uma pesquisa sobre a reputação da empresa, compare preços e examine cuidadosamente as cláusulas do contrato. 

Qual o valor e como funciona a indenização? 

Os planos oferecidos pelas seguradoras variam de acordo com o valor e o modelo de cada dispositivo, com a validade do seguro e também com a cobertura escolhida pelo cliente. 

Além disso, o aparelho precisa ter menos de 12 meses de uso e o cliente deve ter em mãos a nota fiscal do produto. 

Para acionar o sinistro e receber a indenização, em caso de furto, o segurado deve ter em mãos o boletim de ocorrência que registra o roubo. Já em caso de acidente, como a quebra do dispositivo, o cliente deve enviar o smartphone para a seguradora para avaliação. 

A avaliação da assistência técnica tem como objetivo determinar se o segurado receberá um aparelho novo, no mesmo modelo ou similar, ou se o mesmo será consertado. 
Estas informações foram úteis para você? Aproveite para conferir outros conteúdos do blog!

Receba Dicas Sobre Seguros

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.