Transporte de animais vivos: como contratar um seguro?

Com dúvidas sobre o seguro a ser contratado para o transporte de animais vivos? Entenda como fazê-lo lendo essa matéria e tire suas dúvidas!

O transporte de animais vivos, também chamado de carga viva, é uma atividade que requer muito cuidado e tem muitas exigências por parte dos órgãos regulamentadores.

Uma dessas exigências é o seguro de RCTR/C, sigla para Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga, como para qualquer outro transporte.

Quer saber como funciona este seguro para o transporte de animais? Continue a leitura e descubra tudo que você precisa saber!

Quais são as garantias dentro do seguro para transporte de animais?

O seguro de transporte de animais é uma garantia que deve ser comum a todos que realizam esse serviço, pois além de constar na legislação, também assegura ao embarcador e ao transportador algumas seguranças fundamentais, são elas:

  • Acidentes com o veículo, como: abalroamento, colisão, capotagem, tombamento, incêndio ou explosão no veículo;
  • Garante reembolso por perdas ou danos causados a bens ou produtos pertencentes a terceiros;
  • Cobre transportes por rodovias dentro do território nacional;
  • O seguro passa a valer desde o momento em que a mercadoria é enviada ao transportador até o momento em que é recebido em seu destino;
  • A importância segurada equivalerá ao valor integral de animais declarados, limitando ao máximo estabelecido na apólice.

Também é importante lembrar que essa modalidade de seguro não possui coberturas adicionais, ou seja, é um seguro sem avaria.

Afinal, qual a importância do seguro para a carga animal?

Além de diversas medidas de proteção, um seguro também se faz essencial nesta modalidade. Por ser considerado um dos transportes que mais apresenta riscos, o transporte de animais demanda de muita atenção por parte dos transportadores.

Nesse sentido, entre as modalidades de carga, o transporte de animais se classifica entre os mais delicados, definindo que, sem dúvidas, um bom seguro é primordial para esse tipo de carga.

O seguro de carga é contratado pelo transportador a fim de lhe proteger de diversos riscos, tais como danos à carga provenientes de qualquer natureza, sejam elas  prejuízos no ato da carga e descarga, no trajeto da mesma, entre outros fatores. Na prática normalmente fica dentro das 6 coberturas básicas do RCTR-C.

Já sabemos que o transporte de animais, ou de carga viva, é uma atividade que requer muito cuidado e tem muitas exigências por parte dos órgãos regulamentadores.

O não cumprimento da lei acarreta prejuízos e dores de cabeça por parte do transportador, e a falta de um seguro também. Mas, como escolher o melhor seguro para esta modalidade? É o que veremos a seguir!

Como contratar o seguro ideal para o meu caso?

O ideal é estabelecer um contato direto com uma seguradora especializada no assunto, afinal, quanto mais o fornecedor do seguro focar-se no segmento do transporte, mais qualidade tende a possuir o serviço.

A Marisa Dilda tem tudo para suprir suas necessidades. Já são mais de 4 bilhões de cargas seguradas por mês, 600 empresas atendidas e mais de 2.000 viagens protegidas com excelência a cada dia. Além disso, possuímos um seguro pronto e específico para o transporte de animais.

Que tal saber mais?

Será que a sua empresa de transporte de animais está realmente protegida com o seu seguro atual? Como você viu, a apólice desta modalidade precisa ser específica. Que tal fazer uma revisão da sua? Clique aqui e faça uma revisão gratuita da sua apólice de seguro! Ou peça sua cotação on-line sem compromisso.

Receba Dicas Sobre Seguros

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.