Seguro de vida: o que saber antes de contratar uma apólice

Você sabia que não é preciso de inventário para receber o seguro de vida? E que ele também não precisa ser declarado no seu imposto de renda? Continue a leitura e confira o que você deve saber antes de contratar uma apólice de seguro. 

A apólice do seguro de vida é um contrato que tem como finalidade garantir todos os direitos dos beneficiários quando ocorrer a morte do segurado. 

Ao contrário do que muitos pensam o seguro de vida não é sinônimo de herança e por isso surgem algumas dúvidas quanto ao recebimento do prêmio. 

Se você ainda não tem um seguro de vida, certamente está considerando os benefícios de adquirir o seu. Confira tudo que você precisa saber antes de começar a investir em um seguro de vida. 

Seguro de vida entra no inventário?

Esta é uma dúvida frequente entre os favorecidos de um seguro de vida, e a resposta é não, o seguro de vida não precisa constar no inventário do segurado.

Isso porque o direito à indenização surge apenas depois da morte do segurado não integrando o patrimônio do finado até então.

Contudo, no caso do seguro de vida os favorecidos podem não ser os herdeiros ou o cônjuge sobrevivente, mas sim os beneficiários escolhidos pelo segurado, podendo ser qualquer pessoa sem ser obrigatório o vínculo familiar.  

Imposto de renda incide sobre a apólice?

A declaração do imposto de renda ainda traz muitas dúvidas, principalmente pelos riscos causados pelo erro no seu preenchimento. E uma dúvida muito comum entre os beneficiários de um seguro de vida é se o mesmo deve ser informado na declaração. 

Pelo fato, do seguro de vida se caracterizar como uma verba de natureza indenizatória, diferente da herança, no caso de recebimento de seguro de vida não haverá incidência de impostos para os beneficiários. Contudo, da mesma forma é preciso declarar o valor recebido.

Quais as vantagens de se contratar um seguro de vida?

Ter uma apólice de seguro de vida garante ao titular e aos seus beneficiários uma série de recursos que podem ser utilizados no caso do falecimento do segurado ou em casos de invalidez. Veja uma série de benefícios de contratar um seguro:

  • Garante a segurança financeira dos beneficiários, que terão um meio para arcar com os custos posteriores a morte do segurado;
  • É mais econômico, pois os favorecidos não terão que pagar impostos sobre o valor recebido;
  • Não há risco de retenção de valores para quitação de dívidas deixadas pelo segurado; 
  • Da autonomia ao segurado de decidir quem será a pessoa intitulada como beneficiária, mesmo sem qualquer vínculo familiar;
  • Por não precisar constar no inventário do segurado, o beneficiário não precisa aguardar o encerramento do inventário para receber a indenização;
  • Protege o patrimônio e ajuda a evitar o endividamento;
  • O pagamento da indenização ocorre em até 30 dias.

É por estes e outros motivos que o seguro de vida é uma ótima alternativa para quem busca assegurar o futuro dos beneficiários e do titular do próprio seguro, de acordo com as coberturas contratadas.

Conte com uma corretora especialista

A apólice de um seguro de vida é um contrato que possui muitas particularidades, por isso qualquer informação equivocada pode fazer com que seus beneficiários percam o direito a indenização. 

Por ser um contrato que visa garantir uma segurança futura e por ter uma série de fatores que devem ser considerados antes que o contrato seja assinado evite fazê-lo com seu gerente de banco, procure um profissional especializado e garanta que os favorecidos não perderão o direito ao prêmio após a morte do segurado.

Por isso, a melhor forma de garantir que os beneficiários não tenham de enfrentar empecilhos na hora de resgatar o prêmio é conversar com seu corretor e explicar as especificidades do seu caso.

Além disso, antes de contratar a apólice do seu seguro de vida, para não errar, considere fatores como:

  • Credenciamento da corretora e da seguradora na SUSEP;
  • Solidez da empresa seguradora;
  • Experiência da corretora no segmento. 

Estas informações foram úteis para você? Aproveite para conferir outros conteúdos do blog!

Receba Dicas Sobre Seguros

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.