Saiba quais são as coberturas adicionais no seguro de cargas

Proteja sua carga e evite prejuízos com incidentes durante o transporte, contratando uma cobertura contra avarias. Leia o post e saiba mais!

Você está satisfeito com a cobertura básica do seu seguro de cargas? Se não está contente com ela, saiba que é possível contratar coberturas adicionais, sendo que a mais comum delas é a cobertura contra avarias.

Este tipo de cobertura envolve qualquer incidente que pode acontecer no trânsito como, por exemplo, uma carga que foi mal acondicionada. Você chega no seu cliente e, quando abre o baú do caminhão ou retira a lona, percebe que a carga não está da forma como deveria.

Nesse caso, se faz necessário um seguro contra avarias porque o seguro de cargas não cobre esse tipo de incidente. Então, se engana quem pensa que contratando somente o seguro de cargas estará protegido contra esse tipo de problema.

Continue a leitura, saiba mais sobre o seguro de avarias e proteja a sua carga!

 

O que são avarias?

Avarias são os danos que acontecem durante o transporte de uma carga, sem que haja envolvimento do veículo transportador. Ou seja, são os prejuízos causados à carga durante a viagem, sem que tenha ocorrido um acidente de trânsito propriamente dito.

Cobertura adicional contra avarias

Não existe um seguro específico contra avarias, mas você pode contratar uma cobertura adicional – chamada de Cobertura de Avarias – dentro da apólice do Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C) ou Seguro Obrigatório de Carga.

A apólice de RCTR-C possibilita três tipos de cobertura – básica, adicional e específica:

  • Básica: inclui o conjunto de coberturas contratadas em todas as apólices;

  • Adicionais: são as coberturas contratadas a mais, conforme a necessidade da operação (uma delas é a Cobertura de Avarias);

  • Específicas: coberturas diferenciadas para determinados tipos de mercadoria, como animais vivos por exemplo.

 

Limite de valor para as diferentes coberturas

Cada uma dessas coberturas possui valores limites e, no caso das coberturas adicionais, o limite definido será menor do que o das coberturas básicas. Isso acontece porque raramente uma carga é avariada por completo em um único incidente e, sendo assim, as coberturas adicionais têm valores menores (mas há exceções).

 

O que a cobertura adicional de avarias cobre?

Com a cobertura adicional de avarias você fica protegido contra os seguintes danos:

  1. Quebra
  2. Molhadura por Água Doce ou de Chuva
  3. Derrame
  4. Queda da Mercadoria do Veículo Transportador
  5. Vazamento
  6. Oxidação ou Ferrugem;
  7. Arranhadura
  8. Amassamento
  9. Mancha de Rótulo
  10. Oxidação ou Ferruge
  11. Contaminação ou Contato com outras Mercadorias

No entanto, essa não é uma regra geral, pois há seguradoras que não cobrem todos esses ítens.

 

Diferença entre as coberturas básicas e a cobertura adicional

A distinção entre as coberturas básicas e a cobertura adicional é simples de entender: 

Cobertura básica – quando o veículo transportador também é danificado, o prejuízo com a carga é incluído na cobertura básica. Exemplo: incêndio, capotamento, colisão, abalroamento ou explosão com o veículo e a carga. Esses são os riscos mais comuns no entendimento das seguradoras e, sendo assim, a cobertura é integral.

Cobertura adicional – nos casos em que o veículo não se envolve no acidente, a seguradora considera somente o dano ou avaria na carga. Exemplo: deslocamento ou tombamento dos materiais transportados em função de uma freada brusca e outros incidentes semelhantes.


Apólices são negociáveis

Você pode negociar essas coberturas conforme a sua necessidade antes de contratar a apólice. Também há apólices que não têm cobrança de taxa adicional, franquias ou aumento do Prêmio Mínimo. Converse com um corretor de sua confiança e conheça todas as possibilidades!

Quando não ocorre esse tipo de despesa, a cobertura adicional é a melhor opção. Fique atento às cláusulas das propostas de seguro e analise as condições financeiras determinadas e até que ponto sua empresa poderá contar com o Seguro de Avarias.

A contratação de Cobertura de Avarias é indicado, principalmente, para as empresas que atuam com cargas fracionadas, pois nesses casos os riscos de dano são maiores.

Mas, na hora de contratar uma apólice de seguro, lembre-se de procurar uma empresa especializada. A Marisa Dilda é uma corretora de seguros que atua no mercado nacional há mais de 20 anos e tem condições de oferecer a você o melhor custo-benefício

Entre em contato conosco para mais informações ou faça uma cotação sem compromisso!

Receba Dicas Sobre Seguros





Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.