Roteirização: benefícios para as empresas de transporte de pequeno porte

Você sabe mesmo o que é roteirização para as empresas de transporte? Não tem a ver só com o roteiro de viagem. Ela pode trazer muitos benefícios ao seu bolso!

Falar em roteirização para as empresas de transporte, logo nos faz pensar em definir o roteiro da viagem, não é mesmo? No entanto, ela é muito mais do que isso e pode ajudar a trazer benefícios ao seu bolso.

Importante para empresas de transporte de todos os tamanhos, a roteirização eficiente reduz os custos e melhora todos os processos internos. Continue lendo e saiba o que é roteirização e como ela impacta no dia a dia das empresas de transporte. Vale a pena conferir até o final!

O que roteirização?

Não é novidade para você que entende de transporte, que um frete precisa de planejamento. Transportar uma carga de um lugar para o outro exige que você pense na rota mais adequada, considere distância, trânsito, pedágios, altura do veículo, condições da estrada e segurança do motorista.

Dentro deste contexto, definimos a roteirização como o planejamento das rotas que o seu veículo vai encarar para entregar a mercadoria dentro do prazo e local combinado.

Para que a roteirização seja eficiente, a sua gestão de frotas precisa analisar as melhores alternativas de caminho e planejar tudo com cuidado.

Tecnologia a favor da roteirização

Fazer a roteirização manualmente pode levar muito tempo e dar bem mais trabalho. Mas, você não precisa fazer deste jeito, ok? Existem softwares roteirizados que auxiliam no momento de automatizar as decisões. Confira abaixo as principais funcionalidades que um bom roteirizador deve ter:

  • Definição e otimização das rotas;
  • Análise e determinação do tamanho da frota;
  • Análise da capacidade dos veículos;
  • Planejamento e sugestão de veículos, de acordo com a carga, entrega e rota determinada;

Benefícios da roteirização para empresas de transporte

A roteirização é capaz de trazer muitos benefícios para as empresas de transporte, disso não restam dúvidas. Começando pela redução do consumo de combustível, a roteirização também diminui a distância das entregas, ou seja, indica a melhor rota a ser feita.

Com ajuda de um aplicativo adequado, você tem grandes chances de reduzir o tempo do planejamento e melhorar todo o processo. Além disso, haverá um controle maior da frota de veículos.

Fazer as entregas e coletas de forma sistematizada é a maneira mais inteligente de aproveitar a roteirização. Um software roteirizador planeja as rotas, analisando também os custos, disponibilidade do cliente (dono da mercadoria), o atendimento, capacidade dos veículos e a jornada do motorista.

Escolha do software para roteirização

Agora que você está ligado no que é um roteirizador e nos diversos benefícios que ele pode trazer à sua empresa, é hora de escolher o melhor software. Para isso, pense na sua empresa e considere as seguintes questões :

  • O que você precisa que o sistema faça por você;
  • Se tem alguma restrição dentro da sua empresa que o sistema precisa considerar;
  • Quais são os problemas que a roteirização tem que resolver.

Começando pela análise dessas questões, vai ficar mais fácil para escolher. Além delas, é preciso ficar atento quanto às qualidades do aplicativo de roteirização. Compare os sistemas e veja se ele conta com essas características:

  • É capaz de gerar as rotas de vários veículos ao mesmo tempo;
  • Faz a integração dos horários de trabalho dos motoristas para o melhor planejamento da rota;
  • Oferece informações sobre a carga: peso, volume, tipo e valores;
  • Consegue planejar as rotas que tem restrições de prazo;
  • Apresenta estimativa de tempo de entrega para todas as rotas;
  • É flexível para mudanças e ajustes;
  • O suporte técnico é eficiente e está sempre disponível.

Vale lembrar que um bom software é a maneira mais eficiente e barata para resolver os problemas de roteirização das empresas de transporte. Apostar nessa tecnologia vai garantir a redução de custos, mais agilidade na entrega, controle da frota e melhor aproveitamento do potencial dos motoristas.

Fique atento!

Lembre que alguns tipos de mercadorias e valores exigem rastreamento das cargas por regra da apólice de seguros que dá cobertura a elas. Sendo assim, a rota para cada embarque deverá estar também aprovada pela gerenciadora de riscos que lhe atende ou que atende o embarcador proprietário da mercadoria transportada, para configuração da cerca eletrônica e acompanhamento em tempo real de eventuais desvios de rotas e necessidade de alteração das mesmas.

Como você acabou de ler, a roteirização tem muito a oferecer. Empresas de transporte, como a sua, só tem a ganhar com a implantação dessa ferramenta de trabalho.

E aí, gostou do tema? Esperamos ter ajudado! Aproveite e baixe agora nosso eBook: Como implantar um Plano de Gerenciamento de Riscos em empresas de Transporte? Clique aqui!

Receba Dicas Sobre Seguros

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.