Qual a melhor cobertura para um seguro residencial?

As dúvidas na hora de escolher a melhor apólice de seguro são muitas. Confira o post a seguir e saiba mais sobre esse assunto tão importante!


Sua família e o local onde você mora são seus bens mais preciosos e é natural que queira protegê-los contra qualquer tipo de perigo. Mas, por mais cuidado que se tenha, há alguns riscos potenciais que muitas vezes não podem ser evitados, como a ocorrência de furtos, roubos, desastres naturais, incêndios e até mesmo acidentes pessoais que ocorrem dentro de casa.

Então, o que fazer para garantir a segurança do seu lar? Já pensou em contratar um seguro residencial?

Nesse post, vamos te mostrar como funciona e quais são os benefícios do seguros para residências. Assim você também ficará sabendo que tipo de apólice melhor se adequa às suas necessidades, antes mesmo de procurar uma corretora. Confira!

Riscos cobertos e riscos excluídos

A cobertura básica dos seguros para residências possui garantias contra eventualidades que podem provocar perdas parciais ou totais no imóvel, tais como danos resultantes de incêndios, raios ou explosões causadas por gás de cozinha. As consequências desses incidentes – como desentulho de materiais, despesas com o combate ao fogo e salvamento, por exemplo – também são cobertos na apólice.

Já os incidentes que têm causas menos comuns – como os impactos em decorrência de queimadas em áreas rurais, vendavais, tempestades, incêndios causados por explosão de aparelhos eletroeletrônicos, danos na rede elétrica ou hidráulica, impactos sobre veículos, quedas de aeronaves e outros -, não estão inclusos na apólice básica. Sendo assim, para ter seguro contra eles será necessário contratar uma cobertura adicional.

Bens não compreendidos pelo seguro residencial

Existem alguns bens que não estão incluídos no seguro residencial e, por isso, precisam de coberturas adicionais. Entre esses bens, podemos citar obras e objetos de arte, pedras e metais preciosos e outros itens de alto valor que podem ser facilmente danificados ou destruídos por incêndio.

A cobertura adicional também é necessária para cobrir danos a livros de contabilidade, papéis de crédito, cheques, dinheiro em papel-moeda, plantas, projetos, manuscritos e similares, assim como para os fenômenos naturais, como enchentes, vendavais, queda de granizo, ciclones, tornados e furacões, que não fazem parte da apólice básica do seguro residencial.

Seguros contra desastres naturais são recomendados para quem reside na região Sul do Brasil, uma vez que é nela que ocorre a grande maioria – cerca de 80% – dos casos.

Quais são as coberturas adicionais?

Além dos casos citados acima, há outras situações que necessitam de cobertura adicional. Veja quais são:

Roubo e furto

Esta cobertura garante roubo e furto de seus bens, eletrônicos, móveis, roupas entre outros objetos.

Responsabilidade civil familiar


Cobre danos causados a terceiros por familiares, dependentes, empregados domésticos ou animais de estimação, reembolsando gastos médicos ou valor de indenização, caso algum integrante da família seja indiciado pela Justiça. 

Esses danos podem ser uma mordida de cachorro, a queda de algum objeto que machuque alguém etc. Esta cobertura é indicada para quem tem filhos, empregados domésticos ou um cão bravo, por exemplo, ou simplesmente para quem quer ter uma segurança a mais.

Vidros


A maioria dos acidentes domésticos ocorre por causa de vidros quebrados, por isso existe a opção de cobertura para danos causados aos vidros da residência segurada, incluindo, além de portas e janelas, os espelhos e tampos de mesa, entre outros.

Impacto de veículos e queda de aeronaves

A apólice cobre danos causados pela queda de aeronave ou impacto de veículos na sua casa. É indicado especialmente para quem reside nas proximidades de aeroportos ou pistas de pouso e decolagem, assim como para quem mora em avenidas ou ruas com movimento intenso de veículos.

Cobertura de perda ou pagamento de aluguel


Este é um item importante, pois no caso do seu imóvel ser danificado por incêndio, explosão ou queda de raio, o seguro pagará o valor do aluguel que você receberá por um tempo determinado.

Assistências


Além dessas coberturas adicionais, é possível ainda contratar outros serviços à residência que são eles: Hidráulica, reparos elétricos, chaveiro e encanador, você conta com a mão de obra especializada para reparar problemas desse gênero.

Gostou de saber mais sobre o seguro residencial? Aproveite para conferir outros conteúdos relacionados ao tema em nosso blog!

Receba Dicas Sobre Seguros

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.