Conheça as 3 modalidades para seguro de transporte de cargas

Não há dúvidas de que o seguro de transporte é essencial. Mas, você sabe quais são as modalidades e qual delas é a mais recomendada para o seu caso? Confira!

Que o seguro de transporte de cargas é essencial para proteger a mercadoria dos mais variados tipos de riscos, da origem ao destino final, não restam dúvidas.

O que motiva questionamentos na hora de escolher o tipo de seguro, entre outros fatores, é qual modalidade de apólice se encaixa melhor com o seu negócio.

Justamente por este motivo, é que o conteúdo de hoje vai explicar direitinho quais são as modalidades de contratação que estão disponíveis e a diferença entre elas. É importante que você conheça bem as três opções antes de tomar uma decisão.

Apólice avulsa

Se você realiza poucos carregamentos ou não compra mercadoria com frequência, a apólice avulsa é a mais recomendada. Neste caso, cada embarque terá a sua própria apólice, envolvendo as condições detalhadas e específicas.

Os fatores que devem estar bem descritos são:  tipo de mercadoria, quantidade, valor, embalagem, locais de início e destino, meio de transporte, prazo de entrega, coberturas , entre outros.

Este tipo de apólice vale para o transporte nacional e internacional. Se vai importar ou exportar com pouca frequência, o recomendado é mesmo uma apólice de seguro de transporte internacional avulsa.

Aviso: Este tipo de apólice não é permitida para transportadoras.

Apólice de averbação

Ao contrário da apólice avulsa, a modalidade de averbação é recomendada para quem realiza embarques com frequência. Nesta situação, as mercadorias devem ser relacionadas nas chamadas “averbações”. Ou seja, para cada embarque se faz necessária uma averbação, com todas as características que envolvem o transporte da carga.

No seguro de transporte de carga com apólice de averbação já estarão definidos os termos e condições do seguro. Como assim? Explicamos: por exemplo, se os embarques de determinada mercadoria não fazem parte dos riscos cobertos, não é permitido que o dono da mercadoria (segurado) possa averbá-los.

Do mesmo modo, o limite por embarque tem que ser definido na contratação da apólice de seguro. Ao aceitar o limite, o dono da mercadoria precisa saber que não poderá averbar embarques de mercadorias que ultrapassem esse termo.

Dúvida: Você sabe o que é averbação? É o documento pelo qual o dono da mercadoria comunica à seguradora a realização dos embarques, quando a apólice do seguro de transporte de carga prevê esse item. Ela pode ser feita de forma simples pela internet.

Apólice anual com prêmio fracionado

Esta apólice também é conhecida pelo mercado de seguro de transporte como “apólice ajustável”. Isso porque a modalidade permite que os custos sejam ajustados com regularidade, de acordo com os embarques que foram realizados e as averbações executadas.

Aqui, o seguro de transporte é contratado anualmente, tendo o preço (prêmio) calculado com base na estimativa de embarques para o ano. É o tipo de seguro mais recomendado para as empresas que realizam diversos embarques, podendo ter o valor do prêmio fixo ou ajustável.

Seguro de transporte: a escolha

Agora que você já sabe quais são as três modalidades de apólice de seguro e o que envolve cada uma delas, pode tomar uma decisão com serenidade.

Lembre-se, avalie qual é a sua real necessidade e peça orientação para a sua corretora em qualquer dúvida que tiver. Um seguro de transporte de carga bem feito é a garantia de consciência tranquila e boas noites de sono.

Quer saber mais sobre o seguro de transporte? Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog e fique muito bem informado, sempre! 

seguro de transporte

Receba Dicas Sobre Seguros

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.