A importância da gestão de pneus em empresas de transporte de carga

Os pneus representam mais de 18% dos custos das empresas de transporte de carga. Mas, o percentual pode ser ainda maior. Saiba como evitar!

Se você é gestor de frotas de veículos, sabe muito bem que os pneus estão entre os maiores gastos em empresas de transporte de carga, não é mesmo? Atualmente, segundo a Abepro (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), os pneus já correspondem a 18,68% dos custos, ocupando a segunda colocação entre os itens que necessitam maiores investimentos. O primeiro lugar, é claro, fica para os combustíveis, que se aproximam dos 35% do total de gastos.

Para se ter uma ideia da importância de uma gestão eficiente, um pneu de caminhão que roda 60.000 Km, por exemplo, poderia rodar até 15.000 Km a mais. No montante, são de 20 a 25% a mais de vida útil. Seu bolso (ou da empresa) agradeceria!

Mas, se você ainda não sabe como fazer uma gestão de pneus que lhe renda mais economia e segurança, continue lendo o texto e descubra como fazer. Caso a gestão já esteja sendo feita na sua empresa, aproveite para aprimorar os detalhes. Sempre é possível melhorar.

Empresas de transporte de carga: tenha uma gestão de pneus eficiente

Não adianta pisar mais no acelerador se o caminhão sofre para subir uma serra pesada. Da mesma forma, não há possibilidades de se ter economia e melhor desempenho dos pneus, se o seu controle não tem dados precisos. Você vai gastar tempo e dinheiro e ainda – o pior de tudo, deixar o seu motorista com menos segurança do que deveria ter.

Embora seja possível ter o controle registrado em planilhas, já existem sistemas de controle de pneus mais eficientes. Os indicadores mais importantes estarão sempre à sua disposição e você poderá gerenciar a frota com mais tranquilidade e sem perder tempo.

Um erro muito comum é incluir os custos com pneus na planilha de manutenção geral. Lembre-se, se quiser uma gestão de pneus que lhe apresente os seus custos de forma minuciosa, precisa conferir mais atenção a eles.

Para evitar gastos desnecessários, consumo de combustível fora do normal e minimizar os riscos de acidentes por falta de segurança, busque um gerenciador especial para a gestão de pneus.

Os veículos que circulam pelas estradas com pneus que estão “pedindo” para serem trocados, aumentam (muito) os riscos de causarem acidentes.

Treinamentos aos motoristas

Ter uma gestão de pneus é essencial para as empresas de transporte de carga. Isso você já assimilou ou está em processo de pesquisa sobre as melhores formas de fazê-la. No entanto, não pode esquecer de uma peça muito importante dessa engrenagem: o motorista.

A boa gestão de pneus também precisa estar alinhada ao público interno das empresas de transporte de carga. Os cuidados com os pneus (e todo o restante) tem relação direta com quem está atrás do volante. Por isso, oriente seus motoristas a respeito de questões importantes, como a calibragem, frenagem, condições das estradas que vai encarar e as despesas que podem ser evitadas.

Mas afinal, devo avaliar tantos itens assim?

Com certeza! Se quiser sentir um impacto direto na redução de suas despesas com pneus e garantir uma melhor segurança, preste muita atenção nos pneus.

Leia abaixo a lista de itens que as empresas de transporte de carga podem avaliar, seguramente, com a maioria dos softwares e sistemas que estão disponíveis no mercado:

Serviços

  • Geometria
  • Alinhamento
  • Balanceamento
  • Calibragem
  • Manutenções preventivas
  • Recapagem
  • Rodízio de Pneus

Dados

  • Posição atual dos pneus em todos os caminhões
  • Posição de aferição
  • Vida útil dos pneus
  • Se precisam de reforma
  • Serviços já realizados nos pneus
  • Reforma, estoque e sucata entre os pneus em remessa
  • Informações de modelo, fabricante, dimensão, etc.

Não esqueça, uma gestão eficiente de pneus pode evitar muitos prejuízos às empresas de transporte de carga. Inclusive, a sua!

Trabalhar de forma a ter em mãos os detalhes sobre diversos aspectos dos pneus, tornará a economia e a segurança da sua empresa e dos colaboradores muito mais eficiente. Comece hoje mesmo!

empresas de transporte de carga

Receba Dicas Sobre Seguros

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.