Como ter uma gestão de frete mais eficiente no transporte de cargas

A gestão de frete precisa de bastante atenção, mesmo que ela seja feita de forma terceirizada. Saiba porquê e como tê-la da maneira mais eficiente.

Mesmo que você terceirize a gestão de frete, transferindo algumas responsabilidades ao parceiro logístico, os seus compromissos não são eliminados e o padrão de qualidade não pode diminuir.

Como você tem encarado esse desafio? No conteúdo de hoje, você vai encontrar informações valiosas de como ter uma gestão de frete mais eficiente no transporte de cargas. Vai identificar se está agindo da melhor maneira e o que pode aprimorar dentro dos processos.

Nossa primeira dica para tornar a gestão mais eficiente é que você leia o conteúdo até o final!

Por que a gestão de frete é tão importante?

O frete é um elemento decisivo para o desenvolvimento de uma empresa, certo? A eficiência (ou a falta dela) dos serviços podem determinar a decisão de compra do consumidor ou de um parceiro, refletindo ainda na credibilidade do negócio.

Para uma empresa crescer é necessário que ela conte com uma gestão de frete eficiente. Não importa se o produto é o melhor do mercado e o marketing é bem feito, caso a logística de entrega não funcione, os resultados serão o inverso dessa qualidade toda.

Entre os benefícios da gestão de frete eficiente, destacamos:

  • Margem de lucro maior;
  • Melhor aproveitamento dos ativos;
  • Redução de custos;
  • Redução do prazo de entrega;
  • Maior credibilidade com consumidores e parceiros logísticos;
  • Mais produtos disponíveis;
  • Controle eficiente dos processos.

Saiba como otimizar a gestão de frete e torná-la mais eficiente

Agora que você está mais por dentro da importância da gestão de frete, é hora de saber como otimizá-la. É só continuar a leitura.

Faça a antecipação

Esteja sempre um passo à frente do problema! Antecipar a demanda é a forma mais eficiente de se garantir uma boa gestão de frete. Planejar significa eliminar ou reduzir erros que prejudiquem as entregas, como os atrasos.

Faça também uma gestão de estoques baseada no levantamento da provável demanda para as próximas semanas e meses. Mesmo que seja extremamente difícil prever 100% de suas vendas, ter uma estimativa colabora efetivamente para a sua gestão.

Lembre-se de que fazer a antecipação só é possível quando há dados confiáveis e atualizados sobre o seu negócio.

Tenha uma boa relação com fornecedores

Você sabe que para operar de maneira qualificada, é necessário contar com o apoio de fornecedores parceiros e eficientes.

Conheça bem os seus parceiros logísticos e apresente a eles o trabalho sério da sua empresa. A relação positiva, seja com prestadores de serviços ou fornecedores, ajuda a planejar ou reorganizar as suas atividades, além de reforçar o trabalho da sua equipe com os terceirizados.

Por exemplo, ao identificar limitações e falhas nos processos de fornecedores, a empresa é capaz de se organizar e evitar que o problema aumente. Assim, sua produção e os seus lucros não são prejudicados.

Crie uma estratégia de entrega e escolha os melhores fornecedores

Primeiro, você precisa conhecer a fundo as suas necessidades. Em seguida, avaliar os parceiros logísticos para ter a segurança de que eles são capazes de atendê-las.

Uma empresa especializada em alimentos perecíveis, por exemplo, precisa de uma transportadora com tecnologia e experiência que garantam a entrega dos produtos em perfeitas condições.

Use a tecnologia para monitorar as atividades

Mantenha-se atualizado em relação às novidades do mercado, como no uso de recursos tecnológicos para acompanhar as atividades do dia a dia.

A possibilidade de acompanhar a localização da mercadoria em tempo real e identificar se o percurso está correto, dá mais segurança para cumprir prazos de entregas. Portanto, busque parceiros que contam com a tecnologia e que permitam a integração entre os sistemas, deixando-o sempre bem informado.

No e-commerce, por exemplo, o próprio cliente pode acompanhar as atualizações do seu pedido.

Considere a terceirização

Já falamos que a terceirização não elimina as suas responsabilidades. No entanto, ela tem suas vantagens, como a divisão (ou transferência) dessas responsabilidades:

Agora, use a tecnologia a favor da gestão de frete

Com um sistema de gestão de frete de qualidade, você pode contar com diversas funcionalidades que vão lhe ajudar a simplificar e a ter um trabalho mais eficiente.

A tecnologia de um software vai auxiliar, entre outras atividades, na seguintes questões:

  • Centralização de informações e aumento do controle dos processos;
  • Criação de tabelas de frete das transportadoras parceiras;
  • Comparativo do valor do frete entre os parceiros;
  • Integração dos sistemas da sua empresa e da transportadora;
  • Monitoramento das entregas;
  • Manutenção da eficiência das entregas;
  • Geração de relatórios sobre as entregas que foram feitas;
  • Dados sobre a qualidade do transporte;
  • Redução de custos;
  • Melhor planejamento de rotas.

 

Para ter uma gestão de frete mais eficiente é necessário otimizar o tempo e usar a tecnologia a favor da sua empresa. Mas, tudo isso, sem esquecer de uma peça essencial nessa engrenagem: o bom relacionamento com os parceiros logísticos!

Receba Dicas Sobre Seguros

[contact-form-7 id="175" title="Receba Dicas" html_name="receba-dicas-marisa-dilda"]

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.