Gerenciamento de riscos: faça uma pesquisa de motoristas eficiente

Como realizar uma pesquisa de motoristas eficiente? Em um plano de gerenciamento de riscos, a tecnologia de dados pode ser a melhor solução. Confira!

Na maioria dos embarques que constem a cobertura de roubo de carga, a consulta do motorista é exigida para liberar a operação. Saber como realizar uma pesquisa de motoristas eficiente é essencial para o sucesso da operação de logística e a entrega certeira da mercadoria.

O motorista precisa ter seu cadastro aprovado por uma empresa gerenciadora de riscos para poder transportar a carga proposta. Hoje, essa consulta é determinante para diminuir as possibilidades de acontecerem roubos e acidentes – alguns dos objetivos com a implantação de um plano de gerenciamento de riscos nas empresas de transporte.

Isso acontece porque na consulta são avaliados no cadastro do motorista itens decisivos. Para esta operação, a sua empresa vai precisar contar com um sistema específico para este fim. As plataformas estão à disposição e resultam em maior agilidade e consultas integradas, minimizando possíveis erros.

Vale lembrar que este texto trata da pesquisa de motoristas, sejam funcionários internos ou de empresas terceirizadas.

Mas, como realizar uma pesquisa de motoristas eficiente?

Você conhece muito bem a sua empresa e também é responsável pelo gerenciamento de riscos. Sabe que a imagem de credibilidade conquistada ao longo do tempo não pode ser arranhada por erros de escolha do motorista interno ou da empresa terceirizada. Principalmente, motoristas que levam, além da carga do cliente, sua marca exposta na carroceria do caminhão ou na camisa do uniforme.

Os funcionários da sua empresa são agentes que estarão envolvidos em todas as etapas do processo de gerenciamento de riscos das operações. Escolher um bom funcionário para o desempenho da função diminui, e muito, problemas que podem acontecer na estrada ou fora dela.

Como falamos na introdução deste texto, hoje em dia existem diferentes tipos de plataformas para você acertar no procedimento de escolha. São softwares, sites e aplicativos capazes de armazenar uma quantidade enorme de dados. As chances de acerto são muito maiores!

Na dúvida, uma consulta rápida à plataforma instalada na sua empresa lhe trará informações precisas sobre o funcionário ideal para determinada viagem. Nada de burocracia e perda de tempo. Com um gerenciamento de riscos eficiente, é tudo muito mais prático!

Na maioria das vezes o software de liberação de motoristas é a porta de entrada da transportadora! Tanto para contratação de novos motoristas como para contratação de autônomos (terceirizados) para realizar determinada viagem.

Em um plano de gerenciamento de riscos, a tecnologia joga no seu time

Encontrar um software no mercado não é difícil. Basta pesquisar por empresas do ramo e instalar a plataforma que mais poderá contribuir com a sua empresa.

Com um software completo, o empregador – e quem mais ele quiser, terá acesso irrestrito a relatórios que revelam como está o desempenho de cada motorista. Isso mesmo! Não há como ninguém dar uma de “espertinho” e enganar um controle tão eficiente. Se quiser continuar a jogar no seu time, responsabilidade e empenho serão critérios obrigatórios.

Será você no comando, tendo informações precisas sobre o comportamento e rendimento de todos os motoristas. Suas decisões serão sempre baseadas em ótimos argumentos do seu gerenciamento de riscos.

Vale lembrar que a função desse tipo de plataforma não é monitorar a vida dos motoristas. É ter mais segurança na escolha da pessoa certa para determinada carga, oferecendo segurança também aos profissionais atrás do volante.

Incentivo aos motoristas

Ao contrário do que se imagina, a ideia pode agradar (e muito) os motoristas. É claro que, assim como toda nova ideia, gera desconfianças. No entanto, a partir do momento em que todos perceberem que isso será em benefício do coletivo, a aceitação será maior.

Não é somente uma forma de monitoramento de dados e dos motoristas, é uma ferramenta de segurança. Com os dados em mãos, somente pessoas capacitadas deverão fazer determinadas viagens.

Treinamentos, workshops e outras formas de incentivar os motoristas a fazerem o que é certo nas estradas, renderão maior satisfação. Além de bonificações financeiras ou de folgas, campanhas internas para lembrar das boas práticas são ótimas aliadas.

Com essas dicas, não há mais desculpas para vacilar na escolha do motorista certo para uma viagem. Com um gerenciamento de riscos, você comanda e comemora os bons resultados com todos!

gerenciamento de riscos

Receba Dicas Sobre Seguros

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.