Empresa de transporte: como um condomínio logístico pode reduzir custo?

O uso do condomínio logístico é uma alternativa para reduzir os custos da sua empresa de transporte. Existem ainda outros benefícios, confira!

Empresa de transporte: os condomínios logísticos atendem à demanda de empresas do setor que buscam uma solução para as suas operações. Condomínios logísticos têm se tornado uma alternativa para reduzir os custos com fretes, driblar restrições e otimizar a gestão de transporte.

Neste conteúdo, especial para empresas do setor de transporte de cargas, você vai descobrir quais são os benefícios para o transportador que utiliza essa ferramenta nas suas operações. Continue lendo!

O condomínio logístico

Para esclarecer, o condomínio logístico é uma estrutura compartilhada por empresas de transporte que precisam de espaço e preferem não investir (ou não podem) em um armazém próprio. O lugar, cada vez mais comum no Brasil, costuma oferecer segurança, manutenção e outras necessidades aos inquilinos.

Esse tipo de condomínio acaba flexibilizando as operações e diminuindo os custos, que são repartidos entre todos que utilizam o local.

Empresa de transporte: como um condomínio logístico pode reduzir custo?

Benefícios do condomínio logístico da sua empresa de transporte

É comum encontrarmos condomínios logísticos pelo país bem localizados e excelentes para a distribuição de uma empresa de transporte. Além dessas facilidades, existem outros benefícios, como estes a seguir.

Estrutura privilegiada

Manter uma estrutura de armazém não é tão fácil, certo? No condomínio logístico, o gestor costuma atender aos pedidos e necessidades de seus inquilinos. Como já existe concorrência no mercado na categoria, você pode procurar pelo melhor espaço e serviço.

Muitos destes empreendimentos oferecem sistemas de segurança, salas de reunião, refeitórios, espaço para descanso, estacionamento externo, entre outros quesitos que você dificilmente teria. Ao disponibilizar os serviços, um condomínio logístico torna-se uma ferramenta essencial para a empresa de transporte.

Redução de custos

Como citamos na introdução deste conteúdo, a redução de custos é um dos pontos altos de um condomínio logístico. É óbvio que existem os custos com o aluguel do local, porém, não será necessário gastar tanto com manutenção, limpeza das áreas de uso comum, segurança e outros fatores.

Todos os custos serão divididos entre os inquilinos, o que reduz consideravelmente o seu investimento.

Não há necessidade de comprar terreno

Comprar um terreno que atenda as necessidades logísticas de uma empresa de transporte não é tarefa fácil. Além do valor, que pode ser bem alto, a localização e a manutenção dele também são fatores a considerar.

Ao adotar o condomínio logístico como uma de suas estratégias, a empresa de transporte não tem a necessidade e o gasto da compra de um terreno.

Facilidade na expansão da operação

Se a empresa de transporte está planejando uma expansão na sua operação, ela encontrará no condomínio logístico uma estrutura pronta para esse momento transitório. Caso seja necessário aumentar a sua praça de distribuição e o espaço disponível tenha que ser maior, pode-se negociar diretamente com a administração do local.

A flexibilidade de aumentar essa demanda, sem que ocorram grandes mudanças, é um dos melhores benefícios para quem é locador.

Visibilidade

Além da localização privilegiada ajudar muito na logística de uma empresa de transporte, a visibilidade do local é uma excelente ferramenta. O condomínio logístico, quando é de qualidade, passa a ser uma referência e torna-se um aliado.

 

O que achou dos benefícios do condomínio logístico? Eles podem impactar o seu negócio positivamente, concorda? Faça uma análise e considere a operação na sua empresa de transporte. Coloque na planilha de custos e avalie se você não estaria reduzindo custos com a escolha.

Então, o que achou do conteúdo de hoje? Aproveite para saber mais sobre logística em outro conteúdo do nosso blog: Transporte de carga: logística de transporte, ela é fundamental!

Receba Dicas Sobre Seguros

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.