Apólice de seguro: como evitar a falta de tranquilidade na sua rotina

Fique atento ao assinar um contrato de seguro! Para garantir a proteção esperada é preciso atenção a todos os detalhes e exigências da apólice de seguro.

A contratação de uma apólice de seguro é um hábito cultural, que, no Brasil, está sendo considerada pelos especialistas como em franca expansão. Ainda que longe do panorama ideal, a proteção a bens e cargas está se firmando como um item de primeira necessidade.Muito, é verdade, graças às facilidades da internet, que facilita o acesso à informação e à contratação.

Apesar disso, na hora da assinatura efetiva, muitas pessoas ainda não atentam para os pormenores dos contratos e esquecem que qualquer detalhe na apólice de seguro que não for cumprido pode acarretar em negativa, amparada por lei, ao pagamento da indenização. Por isso, para não ter dor de cabeça no caso de ocorrência do sinistro e para garantir a proteção que se espera, vale a pena ficar atento a alguns aspectos da apólice de seguro.

Não perca a atenção por conta da agilidade do processo

De acordo com os dados mostrados no XVII Congresso dos Corretores de Seguros (Conec), em outubro de 2016, hoje 41% dos usuários das redes sociais pesquisam antes de comprar e dois a cada três enviam feedback às empresas pelas próprias redes sociais. Por outro lado, 74% das companhias têm sua fanpage curtida no Facebook e 54% dos clientes seguem suas  empresas de seguro no Twitter.

De acordo com os especialistas da área, isso mostra que o perfil do consumidor de seguros mudou: ele prioriza o tempo reduzido na solução dos seus problemas e o autoserviço. No entanto, é preciso que o próprio cliente fique atento, pois essa mudança tem dois lados.

Enquanto por um deles o processo é agilizado, por outro pode fazer com que aspectos importantes da apólice de seguro passem despercebidos, gerando problemas se for necessário usar a apólice. Mais do que nunca é preciso prestar atenção aos detalhes e esclarecer todos os pontos com o corretor antes de assinar o contrato.

O que pode fazer com que a apólice de seguro não seja paga

A leitura minuciosa do contrato da apólice de seguro pode evitar surpresas desagradáveis. Cada ponto deve ser muito bem esclarecido com o corretor, afinal, imprevistos são praticamente impossíveis de serem evitados. Por isso, fique atento a algumas dicas para ter certeza de que está cumprindo todas as exigências e que o seguro contratado é o melhor para o seu caso.

A cobertura ao bem é suficiente?

Tenha certeza de que a apólice de seguro está realmente cobrindo a sua necessidade. Faça uma avaliação do bem a ser protegido e avalie se a cobertura contratada é suficiente para amparar o risco. Analise todas as situações que podem ocasionar a perda do que você pretende proteger e veja se elas estão previstas na apólice de seguro. Se alguma não estiver especificada de forma clara, a indenização não será paga.

Está apto a cumprir sua parte nas exigências?

Avalie também se todas as exigências e requisitos para o pagamento do prêmio estão sendo cumpridas. Qualquer pequeno detalhe pode interferir na cobertura, portanto se há dúvida sobre algum deles, pergunte ao seu corretor e tenha certeza de que está tudo certo. Só assine depois de estar certo de que tudo será cumprido à risca, por ambas as partes.

Pesquise o mercado e evite apólices de seguro “surpresa”

Fuja das chamadas apólices de seguro “caixinhas de surpresa”, com franquias altas ou que não oferecem serviços necessários ou todas as coberturas que poderiam atendê-lo mas são mais baratas. Faça uma pesquisa de mercado e levante informações sobre a empresa e sobre o corretor, procure casos de consumidores insatisfeitos, processos nos órgãos de defesa do consumidor, problemas com a Justiça, casos na imprensa, etc. Busque empresas consolidadas no mercado e com reputação ilibada.

Qual o papel do corretor de seguros?

Alguns corretores trabalham para uma única empresa seguradora, outros, no entanto, consultam diversas companhias para buscar as melhores opções em preços e coberturas. Em ambos os casos o corretor precisa oferecer confiança e competência, ajudando o cliente a escolher a melhor cobertura ante uma lista bastante diversificada de ofertas. Ele deve estar apto também a responder de forma clara e objetiva qualquer pergunta do cliente, assim como intermediar os contatos do cliente com a seguradora caso haja dificuldades para receber a indenização.

Não minta ou omita nenhuma informação

Forneça apenas informações verdadeiras. Qualquer dado errado ou omitido pode levar à negativa da indenização. Lembre-se que quem contrata a apólice de seguro também tem responsabilidades e uma delas ser claro sobre tudo o que  contempla o enquadramento de risco. Qualquer  informação errada ou omitida é motivo para o não pagamento do prêmio.

De qualquer forma, não esqueça: não existe pergunta “boba”, por isso não tenha medo ou vergonha de perguntar tudo até esclarecer todas as suas dúvidas e ter certeza de que está fazendo a melhor apólice de seguro para o seu caso.

 

E você já teve problemas para receber o prêmio da apólice de seguros? Quais os seguros que você tem hoje? Compartilhe conosco a sua experiência, queremos muito saber a sua opinião!

 

Revise sua apólice de seguro de cargas gratuitamente

Receba Dicas Sobre Seguros

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.